Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Motivação e aprendizagem em sala de aula: Os elementos visuais e a música como elementos diferenciadores
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
No presente capítulo apresentam-se duas experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito de
diferentes Unidades Curriculares de 1º e 2º ciclo do Iscte. Nestas, faz-se uso de elementos visuais
(fotografia, pintura, ilustração, cartaz, póster) e musicais (músicas selecionadas e projetadas, em
áudio e vídeo) como pontos de partida para as sessões letivas. Estes elementos foram utilizados
como recursos pedagógicos diferenciadores, cumprindo pressupostos e funções na aquisição
de competências. A sua utilização demonstrou um efeito agregador e motivacional para a
prática letiva, o reforço da pontualidade e assiduidade dos estudantes, da partilha de interesses,
da interação e do reforço de relações de confiança. Contribuiu ainda para a difusão e discussão
de conhecimento sobre temas atuais e socialmente relevantes e para a mobilização para a
aprendizagem dos conteúdos abordados nas unidades curriculares em que foram utilizados.
Acknowledgements
--
Keywords
Pedagogia,Práticas pedagógicas,Música como recurso pedagógico,Ensino Superior,Imagens como recurso pedagógico
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.