Ciência-IUL
Comunicações
Descrição Detalhada da Comunicação
Mulheres no ensino do Direito – das pioneiras à academia neoliberal. Histórias de ativismo e sororidade.
Título Evento
Trabalho (no) feminino: percursos e geografias
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
--
Mais Informação
--
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Que entraves encontraram na sua entrada? Que papéis desempenharam? Como se estabeleceram na carreira académica? Que desafios encontram hoje?
Através da análise de dois estudos de caso – Inglaterra e Alemanha – dois países com tradições jurídicas distintas – pretende-se explorar as relações entre teorias, agentes e práticas feministas e o Direito centrando a discussão nos papéis desempenhados pelas professoras de Direito em três tempos sociais: as primeiras professoras, a consolidação das mulheres no ensino e os desafios da contemporaneidade.
Na primeira parte elabora-se de forma cronológica e sucinta os temas principais abordados pelos movimentos feministas dos dois países articulando-os com os contextos sociais e políticos.
No segundo ponto analisa-se o papel das pioneiras nos estudos do Direito – professoras e juristas – na entrada e desenvolvimento do trabalho feminino na universidade. Essas atividades são encetadas, tanto em Inglaterra como na Alemanha, em articulação com a participação nos movimentos feministas. As pioneiras abriram brechas e procuraram espaços não ocupados e/ou reivindicaram lugares mais centrais na academia e no espaço público. A esses momentos inaugurais segue-se um lento caminho que as gerações seguintes vão traçando de entrar e manter aberta a universidade às mulheres e às teorias feministas do Direito beneficiando da conjuntura desenvolvimentista do pós-guerra que aumentou o número de estudantes, instituições e lugares na carreira.
Na terceira parte sistematiza-se a informação através da elaboração de uma grelha analítica que organiza em cinco pontos as regularidades encontradas nos dois estudos de caso.
Na quarta parte explora-se as consequências da adoção de políticas neoliberais no governo das universidades e os impactos no ensino, com a redução da oferta educativa relegando as teorias feministas do Direito para um plano secundário e/ou optativo, a precarização das atividades de ensino e de investigação e a forte competição entre colegas.
No quinto e último ponto à guisa de conclusão apresenta-se uma proposta de investigação para o estudo diacrónico das professoras de Direito em Portugal, uma realidade pouco estudada e que urge conhecer.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
professoras de Direito,teorias feministas do Direito,estudo de caso,trabalho (no) feminino
Classificação Fields of Science and Technology
- Sociologia - Ciências Sociais
- Direito - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.