Talk
Mulheres no ensino do Direito – das pioneiras à academia neoliberal. Histórias de ativismo e sororidade.
Susana Santos (Santos, S.);
Event Title
Trabalho (no) feminino: percursos e geografias
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
--
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-17 23:49)

View record in Google Scholar

Abstract
Os cursos de Direito têm hoje uma forte presença de alunas. E as professoras? Que entraves encontraram na sua entrada? Que papéis desempenharam? Como se estabeleceram na carreira académica? Que desafios encontram hoje? Através da análise de dois estudos de caso – Inglaterra e Alemanha – dois países com tradições jurídicas distintas – pretende-se explorar as relações entre teorias, agentes e práticas feministas e o Direito centrando a discussão nos papéis desempenhados pelas professoras de Direito em três tempos sociais: as primeiras professoras, a consolidação das mulheres no ensino e os desafios da contemporaneidade. Na primeira parte elabora-se de forma cronológica e sucinta os temas principais abordados pelos movimentos feministas dos dois países articulando-os com os contextos sociais e políticos. No segundo ponto analisa-se o papel das pioneiras nos estudos do Direito – professoras e juristas – na entrada e desenvolvimento do trabalho feminino na universidade. Essas atividades são encetadas, tanto em Inglaterra como na Alemanha, em articulação com a participação nos movimentos feministas. As pioneiras abriram brechas e procuraram espaços não ocupados e/ou reivindicaram lugares mais centrais na academia e no espaço público. A esses momentos inaugurais segue-se um lento caminho que as gerações seguintes vão traçando de entrar e manter aberta a universidade às mulheres e às teorias feministas do Direito beneficiando da conjuntura desenvolvimentista do pós-guerra que aumentou o número de estudantes, instituições e lugares na carreira. Na terceira parte sistematiza-se a informação através da elaboração de uma grelha analítica que organiza em cinco pontos as regularidades encontradas nos dois estudos de caso. Na quarta parte explora-se as consequências da adoção de políticas neoliberais no governo das universidades e os impactos no ensino, com a redução da oferta educativa relegando as teorias feministas do Direito para um plano secundário e/ou optativo, a precarização das atividades de ensino e de investigação e a forte competição entre colegas. No quinto e último ponto à guisa de conclusão apresenta-se uma proposta de investigação para o estudo diacrónico das professoras de Direito em Portugal, uma realidade pouco estudada e que urge conhecer.
Acknowledgements
--
Keywords
professoras de Direito,teorias feministas do Direito,estudo de caso,trabalho (no) feminino
  • Sociology - Social Sciences
  • Law - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.