O Ensino Superior como motor da literacia gerontológica: Uma perspetiva da Gestão de Recursos Humanos
Event Title
V Seminário Ibérico de Psicogerontologia e VIII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A literacia gerontológica é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, ao contribuir para a desmistificação de estereótipos negativos sobre a velhice, para a valorização das pessoas mais velhas e para a criação de oportunidades ao longo da vida.
O sistema educativo desempenha um papel fundamental na promoção da literacia gerontológica, tanto na formação técnica de profissionais que trabalharão com populações envelhecidas, como no desenvolvimento de uma consciência mais ampla sobre o envelhecimento. Neste contexto, o Ensino Superior assume um papel particularmente relevante no desenvolvimento da literacia gerontológica de futuros profissionais. No entanto, enquanto em algumas áreas – como a Enfermagem – a aquisição de conhecimentos sobre o envelhecimento é obrigatória, noutras, como a Gestão ou a Gestão de Recursos Humanos, este tema permanece pouco explorado.
Esta comunicação discute a necessidade de integrar a literacia gerontológica nos programas dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, promovendo a) a reflexão sobre o envelhecimento como um processo natural e individual, que ocorre no trabalho e pelo trabalho; b) a análise crítica do papel das organizações na promoção do envelhecimento ativo e de carreiras mais sustentáveis; c) a identificação de barreiras individuais e organizacionais – como o idadismo – ao envelhecimento ativo no trabalho.
Para esse fim, propõem-se duas estratégias pedagógicas. A primeira envolve a aproximação dos estudantes a organizações que implementam práticas de gestão da idade, através de visitas de estudo e aulas com especialistas, que apresentam e discutem iniciativas desenvolvidas nesta área. A segunda estratégia baseia-se na criação de ambientes de simulação controlados, onde os estudantes podem treinar competências técnicas e interpessoais (e.g., role-plays sobre entrevistas de seleção com candidatos mais velhos).
Por fim, são debatidas as potencialidades e desafios destas estratégias pedagógicas, sublinhando a sua importância na formação de futuros profissionais mais preparados para gerir o envelhecimento no trabalho.
Acknowledgements
--
Keywords
Gestão de Recursos Humanos,idadismo,Ensino Superior,literacia gerontológica
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
- Economics and Business - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
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