Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
O ensino superior na qualificação de competências em proteção civil: Um modelo metodológico de pesquisa
Book Title
Educação e a apropriação e reconstrução do conhecimento científico 3
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O conhecimento dos processos e mecanismos educativos decorrentes da formação em Proteção Civil no ensino superior em Portugal constitui o quadro referencial deste artigo. Centrado na análise dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa, o estudo procura medir os impactos decorrentes nas atividades profissionais dos alunos graduados nesta formação académica. Metodologicamente, o trabalho de investigação assenta numa análise extensiva, privilegiando, de forma integrada, métodos qualitativos, avaliativos das perceções e representações sociais de alunos e instituições empregadoras, e informação estatística de caraterização sociográfica, socioeconómica e sócio funcional de uma amostra representativa do universo de estudo, os alunos diplomados na licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e no mestrado em Riscos e Proteção Civil. Como resultados expectáveis, pretendese desenvolver um modelo teórico-analítico, enquadrador e comparativo de uma apreciação profissional das habilitações e competências dos diplomados, com a correspondente avaliação dos conteúdos programáticos e temáticos dos cursos ministrados. Conhecer os pontos fortes, e menos fortes, que os profissionais com qualificações adquiridas nestes cursos apresentam, de modo a melhor adaptar e adequar os conteúdos formativos às exigências do mercado de trabalho, nesta área vital da segurança das pessoas, bens, infraestruturas vitais e ambiente, é a finalidade desta investigação.
Acknowledgements
--
Keywords
Proteção civil,Modelo teórico-analítico,Ensino superior,Competências científicas,Qualificações profissionais
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português