Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
O impacto da pandemia no Ensino e Formação Profissional: Desafios e obstáculos em Portugal
Título Revista/Livro/Outro
CECOA e-newsletter
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O Ensino e Formação Profissional (EFP) em Portugal é marcado pela procura crescente do ensino técnico-profissional na década de 1960, tendência reforçada na década de 1980 e consolidada em 2004 aquando da Reforma do Ensino Secundário, posicionando o EFP em destaque no sistema educativo português. Segundo a OCDE (2018), esta tendência mantém-se, estando Portugal “atualmente a apostar fortemente no ensino profissional como alternativa ao percurso educativo mais tradicional. De facto, a meta proposta aponta para uma divisão equitativa dos alunos do ensino secundário pelos dois percursos”. Contudo, os efeitos da pandemia COVID-19 estão a revolucionar a forma como o EFP é abordado e implementado em Portugal e no mundo.
(in https://www.cecoa.pt/news/show/759.html)
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino e Formação Profissional,Pandemia,Portugal,Europa,Literacia
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.