Periódico generalista
O impacto da pandemia no Ensino e Formação Profissional: Desafios e obstáculos em Portugal
Xénia de Carvalho (Carvalho, X.);
Título Revista/Livro/Outro
CECOA e-newsletter
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
O Ensino e Formação Profissional (EFP) em Portugal é marcado pela procura crescente do ensino técnico-profissional na década de 1960, tendência reforçada na década de 1980 e consolidada em 2004 aquando da Reforma do Ensino Secundário, posicionando o EFP em destaque no sistema educativo português. Segundo a OCDE (2018), esta tendência mantém-se, estando Portugal “atualmente a apostar fortemente no ensino profissional como alternativa ao percurso educativo mais tradicional. De facto, a meta proposta aponta para uma divisão equitativa dos alunos do ensino secundário pelos dois percursos”. Contudo, os efeitos da pandemia COVID-19 estão a revolucionar a forma como o EFP é abordado e implementado em Portugal e no mundo. (in https://www.cecoa.pt/news/show/759.html)
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Ensino e Formação Profissional,Pandemia,Portugal,Europa,Literacia
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.