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O impacto da pandemia no Ensino e Formação Profissional: Desafios e obstáculos em Portugal
Xénia de Carvalho (Carvalho, X.);
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Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O Ensino e Formação Profissional (EFP) em Portugal é marcado pela procura crescente do ensino técnico-profissional na década de 1960, tendência reforçada na década de 1980 e consolidada em 2004 aquando da Reforma do Ensino Secundário, posicionando o EFP em destaque no sistema educativo português. Segundo a OCDE (2018), esta tendência mantém-se, estando Portugal “atualmente a apostar fortemente no ensino profissional como alternativa ao percurso educativo mais tradicional. De facto, a meta proposta aponta para uma divisão equitativa dos alunos do ensino secundário pelos dois percursos”. Contudo, os efeitos da pandemia COVID-19 estão a revolucionar a forma como o EFP é abordado e implementado em Portugal e no mundo. (in https://www.cecoa.pt/news/show/759.html)
Acknowledgements
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Keywords
Ensino e Formação Profissional,Pandemia,Portugal,Europa,Literacia
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.