Talk
O impacto do ethos cosmopolita nas biografias de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa
Anne Schippling (Schippling, A.);
Event Title
XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao Rubro, Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Eefervescente
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-15 21:50)

View record in Google Scholar

Abstract
Na educação das elites em Portugal, o ethos cosmopolita e a referência ao internacional têm tido historicamente uma dimensão central. Louçã, Lopes e Costa (2014: 246) constatam uma “criação de uma propensão ao cosmopolitismo” (ver também Vieira, 2003; Schippling, Abrantes, & Lopes, 2020). O campo educativo dos colégios internacionais, sobretudo concentrados na região de Lisboa, desempenha um papel fundamental na educação internacional. Esse campo tem crescido e tem-se diversificado consideravelmente durante as últimas décadas, nomeadamente sob a regulação crescente por organizações educativas transnacionais como o International Baccalaureate®. A contribuição proposta visa uma reflexão sobre o impacto do ethos cosmopolita, que se manifesta na representação institucional desses colégios, nas biografias de antigos alunos desses colégios internacionais após a sua transição para o ensino superior ou outras vias. Prevê-se uma apresentação de primeiros resultados de um estudo sobre biografias educativas de jovens diplomados de colégios internacionais (1), que se baseia num design qualitativo e reconstrutivo para análise de biografias (Nohl, 2017). Num primeiro passo, será analisado como o ethos cosmopolita se manifesta na representação institucional desses colégios (análise de sítios web e entrevistas semi-dirigidas com diretores de escola) para, num segundo passo, explorar como esse ethos se reflete nas biografias desses jovens. Em conclusão, essa contribuição não só responde a um défice da investigação sobre a educação das elites em Portugal e das formas e mecanismos da sua reprodução social, como também propõe uma ligação inovadora das dimensões meso (colégios internacionais) e micro (biografias educativas dos seus alunos). (1) Essa contribuição baseia-se na segunda fase de um projeto de pós-doutoramento intitulado “A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa” (CIES-IUL, Iscte; Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg) (financiado pela FCT). Bibliografia: Louçã, F., Lopes, J. T., & Costa, J. (2014). Os burgueses. Lisboa: Bertrand Editora. Nohl, A.-M. (2017). Interview und Dokumentarische Methode – Anleitungen für die Forschungspraxis.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.