Capítulo de livro
O que nos dizem as desigualdades educacionais sobre as outras desigualdades? Uma perspetiva comparada à escala europeia
Susana da Cruz Martins (Martins, Susana da Cruz); Nuno Nunes (Nunes, Nuno); Rosário Mauritti (Mauritti, R); António Firmino da Costa (Costa, António Firmino da);
Título Livro
Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
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N.º de citações: 12

(Última verificação: 2024-12-22 01:01)

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Abstract/Resumo
A análise das desigualdades educacionais tem sido um tema marcado por várias abordagens já consagradas (ver entre outros, Bernstein, 1975; Boudon, 1981; Bourdieu e Passeron, 1964; Bowles, S., e H. Gintis, 1976; Coleman e outros, 1966; Duru-Bellat, 2002; Enguita, 2001; Lahire, 1995; Marks, 2005; Thélot, e Vallet, 2000). Neste trabalho partimos dessas problematizações, relacionando vários tipos de desigualdades, desenvolvendo várias possibilidades comparativas em diferentes escalas e com novos indicadores. Assim pretende-se dar um contributo para a análise das desigualdades educacionais na Europa e suas implicações no reconhecimento e explicação de outras desigualdades (na qual a equipa proponente tem já desenvolvido alguns trabalhos, nomeadamente Costa, 2012; Martins, 2012; Mauritti e Nunes, 2013). Tal perspetiva permite, ainda, tirar ilações sobre o potencial de mudança social, de justiça, de inclusão e eficácia dos sistemas educacionais. Este trabalho pretende dar conta, em primeiro lugar, da magnitude das desigualdades educacionais na Europa, no seu conjunto e na comparação entre países. Neste seguimento, procura-se confrontar a Europa com outras regiões do mundo, nomeadamente com a América Latina, numa perspetiva diacrónica relativo ao último meio século. No que respeita à focalização da análise no interior da Europa, identificam-se as zonas de maior desigualdade educacional de forma relacionada com outras caraterísticas da estrutura socioeducacional; e com outras formas de desigualdade, nomeadamente as de rendimento. Esta abordagem será potenciada por via de uma leitura que compare vários segmentos, tendo em conta variações, em cada país, sexo, classe social e gerações de europeus, permitindo complexificar uma leitura conjugada e correlacionada de desigualdades. Serão articuladas várias referências empíricas, que vão desde as produzidas no âmbito do European Social Survey, às disponibilizadas pelo Eurostat, OCDE e, ainda, dados secundários, trabalhados por equipas de investigação, que permitem comparações multi-escalares e com uma diacronia alargada.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Desigualdades educacionais; Europa; índice de Gini educacional; perspetiva comparada

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.