Comunicação em evento científico
Os Grupos Aprender, Brincar, Crescer: contributos e desafios de uma experiência-piloto para as políticas sociais
Joana Alexandre (Alexandre, J.); Maria Clara Barata (Clara Barata); Catarina Leitão (Catarina Leitão); Vanessa Russo (Vanessa Russo); Joana Freitas-Luis (Joana Freitas-Luis); Lúcia Santos (Lúcia Santos); Bruno de Sousa (Sousa, B.); et al.
Título Evento
Seminário Internacional, Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil
Ano
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Abstract/Resumo
O projeto Playgroups for inclusion ou Grupos Aprender, Brincar, Crescer foi uma experiência-piloto financiada pela Comissão Europeia direcionada a crianças dos 0 aos 4 anos de idade e respetivos cuidadores. O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), a Fundação Bissaya Barreto (FBB), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade de Coimbra (UC) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) foram o consórcio responsável pelo desenvolvimento deste projeto. A fase piloto permitiu monitorizar a implementação do projeto em cinco distritos de Portugal Continental e avaliar os impactos nas crianças e nos seus cuidadores. Serão apresentados e discutidos alguns desses resultados refletindo sobre aqueles que dizem sobretudo respeito a famílias ciganas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Playgroups,Políticas sociais,Ciganos,Avaliação
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
PROGRESS VP/2013/012/0577 Comissão Europeia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.