Report
Para uma Avaliação Pedagógica: Processos e Dinâmicas de Formação no Projeto MAIA (2019_2020)
Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Eusébio André Machado (Machado, A. E.); Fernanda Sande Candeias (Candeias, F.);
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este relatório é uma síntese da investigação realizada no âmbito do Projeto MAIA, um projeto de âmbito nacional e de adesão voluntária, ao longo de cerca de 10 meses (outubro de 2019-julho de 2020) e que foi pensada e delineada na fase de conceção do referido projeto. Este facto significa que todos os processos inerentes à investigação foram realizados desde a fase inicial de desenvolvimento do projeto até à conclusão do seu primeiro ano de vigência. O seu o principal propósito é descrever o que aconteceu durante o processo de desenvolvimento do Projeto MAIA em dimensões tais como os processos e dinâmicas de formação, de acompanhamento e de monitorização, a caraterização dos principais intervenientes e a descrição do trabalho realizado pelos formandos. O relatório foi igualmente pensado para poder constituir um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação e, muito particularmente, da avaliação pedagógica, da responsabilidade dos professores e das escolas e que, tipicamente, ocorre em contextos de sala de aula. A pesquisa foi orientada e delimitada por uma Matriz da Investigação em que estão identificados seis objetos primordiais, a saber: a) participantes individuais; b) participantes institucionais; c) processos de acompanhamento e de monitorização; d) processos e dinâmicas de capacitação e de formação; e) práticas desenvolvidas pelos formandos; e f) perceções gerais de participantes acerca do desenvolvimento do projeto.
Acknowledgements
--
Report Type
National project anual report
Keywords
Avaliação Educacional,Políticas Públicas,Avaliação Pedagógica,Formação de Professores
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.