Outras publicações
Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Revista/Livro/Outro
Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este Texto de Apoio tem como principal propósito contribuir para que a definição de critérios e das respetivas descrições dos níveis de desempenho, também conhecidas por indicadores ou descritores, possam integrar as práticas de ensino e de avaliação pedagógica no contexto das escolas e das salas de aula. Importa referir que a inserção pedagógica dos critérios de avaliação nos processos de educação e formação tem de ter em conta perspetivas de avaliação e ensino, consentâneas com a ideia de que estes processos têm de ser concebidos e organizados para apoiar as aprendizagens dos alunos. Por isso, há uma diversidade de assuntos que é necessário estudar, refletir e discutir. Assim, para além desta breve Introdução, este texto foi dividido nas seguintes partes principais: • Acerca da Avaliação Pedagógica • Acerca da Utilização dos Dados da Avaliação Formativa (AF) ou Avaliação para as Aprendizagens (ApA) • Avaliações de Referência Normativa e Avaliações de Referência Criterial • Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação • Conclusão No final, inclui-se ainda uma lista das referências utilizada na produção deste texto.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Educacional,Avaliação Pedagógica,Critérios de Avaliação,Avaliação Formativa,Avaliação Sumativa,Avaliação Normativa,Avaliação Criterial,Formação de Professores

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.