Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
Título Revista/Livro/Outro
Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este Texto de Apoio tem como principal propósito contribuir para que a definição de
critérios e das respetivas descrições dos níveis de desempenho, também conhecidas por
indicadores ou descritores, possam integrar as práticas de ensino e de avaliação
pedagógica no contexto das escolas e das salas de aula.
Importa referir que a inserção pedagógica dos critérios de avaliação nos processos de
educação e formação tem de ter em conta perspetivas de avaliação e ensino, consentâneas
com a ideia de que estes processos têm de ser concebidos e organizados para apoiar as
aprendizagens dos alunos. Por isso, há uma diversidade de assuntos que é necessário
estudar, refletir e discutir. Assim, para além desta breve Introdução, este texto foi dividido
nas seguintes partes principais:
• Acerca da Avaliação Pedagógica
• Acerca da Utilização dos Dados da Avaliação Formativa (AF) ou Avaliação para as
Aprendizagens (ApA)
• Avaliações de Referência Normativa e Avaliações de Referência Criterial
• Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
• Conclusão
No final, inclui-se ainda uma lista das referências utilizada na produção deste texto.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Avaliação Educacional,Avaliação Pedagógica,Critérios de Avaliação,Avaliação Formativa,Avaliação Sumativa,Avaliação Normativa,Avaliação Criterial,Formação de Professores
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.