Other publications
Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Journal/Book/Other Title
Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Este Texto de Apoio tem como principal propósito contribuir para que a definição de critérios e das respetivas descrições dos níveis de desempenho, também conhecidas por indicadores ou descritores, possam integrar as práticas de ensino e de avaliação pedagógica no contexto das escolas e das salas de aula. Importa referir que a inserção pedagógica dos critérios de avaliação nos processos de educação e formação tem de ter em conta perspetivas de avaliação e ensino, consentâneas com a ideia de que estes processos têm de ser concebidos e organizados para apoiar as aprendizagens dos alunos. Por isso, há uma diversidade de assuntos que é necessário estudar, refletir e discutir. Assim, para além desta breve Introdução, este texto foi dividido nas seguintes partes principais: • Acerca da Avaliação Pedagógica • Acerca da Utilização dos Dados da Avaliação Formativa (AF) ou Avaliação para as Aprendizagens (ApA) • Avaliações de Referência Normativa e Avaliações de Referência Criterial • Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação • Conclusão No final, inclui-se ainda uma lista das referências utilizada na produção deste texto.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Educacional,Avaliação Pedagógica,Critérios de Avaliação,Avaliação Formativa,Avaliação Sumativa,Avaliação Normativa,Avaliação Criterial,Formação de Professores

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.