Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
Journal/Book/Other Title
Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Este Texto de Apoio tem como principal propósito contribuir para que a definição de
critérios e das respetivas descrições dos níveis de desempenho, também conhecidas por
indicadores ou descritores, possam integrar as práticas de ensino e de avaliação
pedagógica no contexto das escolas e das salas de aula.
Importa referir que a inserção pedagógica dos critérios de avaliação nos processos de
educação e formação tem de ter em conta perspetivas de avaliação e ensino, consentâneas
com a ideia de que estes processos têm de ser concebidos e organizados para apoiar as
aprendizagens dos alunos. Por isso, há uma diversidade de assuntos que é necessário
estudar, refletir e discutir. Assim, para além desta breve Introdução, este texto foi dividido
nas seguintes partes principais:
• Acerca da Avaliação Pedagógica
• Acerca da Utilização dos Dados da Avaliação Formativa (AF) ou Avaliação para as
Aprendizagens (ApA)
• Avaliações de Referência Normativa e Avaliações de Referência Criterial
• Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação
• Conclusão
No final, inclui-se ainda uma lista das referências utilizada na produção deste texto.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Educacional,Avaliação Pedagógica,Critérios de Avaliação,Avaliação Formativa,Avaliação Sumativa,Avaliação Normativa,Avaliação Criterial,Formação de Professores
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.