Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Parque Escolar: Mudança de paradigma ou renovação superficial?
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O Programa de Modernização do Parque Escolar Destinado ao Ensino Secundário, vulgo Parque Escolar, é uma política pública que teve como objetivo principal a requalificação dos espaços e equipamentos escolares de acordo com os novos padrões de construção de edifícios, pretendendo-se a passagem de um modelo de ensino centrado nos professores para um baseado em práticas pedagógicas de natureza coletiva e exploratória com recurso às novas tecnologias. Neste sentido, a presente Dissertação pretendeu analisar se, doze anos após a conclusão das obras nas primeiras escolas abrangidas pelo programa, se verifica o cumprimento dos pressupostos da política relacionados com as alterações ao nível de práticas pedagógicas nos contextos da sua implementação. Para atingir este objetivo, foram conduzidas entrevistas semi-diretivas com antigos responsáveis políticos, dirigentes da Parque Escolar, E. P. E. e diretores escolares, bem como grupos focais com professores. A partir do estudo realizado, concluiu-se que não é possível verificar o cumprimento dos pressupostos pedagógicos ao nível da sua implementação devido a fatores como a manutenção eficaz dos equipamentos, a predisposição dos professores para o uso de novas metodologias e, em alguns casos, a rigidez arquitetónica do edifício original.
Acknowledgements
--
Keywords
Parque Escolar,Políticas educativas,Políticas públicas,Arquitetura escolar
Fields of Science and Technology Classification
- Political Science - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português