Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos (2015-2021)
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, O Centro de
Estudos Africanos da Universidade do Porto e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
do Instituto Politécnico de Leiria realizaram, com o apoio do Camões IP, um Estudo e Conferência
sobre o Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas,
dificuldades. Pretendeu-se com esta iniciativa dar continuidade à reflexão sobre a cooperação a
nível da Educação entre os países africanos e outros países, à luz dos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 4 e o ODS 8.
O número de estudantes, provenientes dos PALOP, no sistema universitário português, tem vindo
a crescer na última década de forma visível. Os estudos existentes sobre estes estudantes são
escassos e de caracter monográfico. Urge um conhecimento desta nova realidade, em que Portugal
se posiciona de acordo com os ODS (nomeadamente ODS4 e ODS8) facilitando a formação
avançada de estudantes. Neste quadro, o projeto sobre o Perfil dos Estudantes dos PALOP nas
Instituições do Ensino Superior Português (PEPIP) visou:
• Mapear a evolução do número de estudantes africanos, provenientes dos PALOP,
em Portugal de 2015 a 2021
• Caracterizar o processo de integração dos estudantes
• Caracterizar o perfil do estudante dos PALOP em Portugal
• Conhecer as expetativas dos estudantes para a formação e a pós-formação.
Acknowledgements
--
Report Type
National project anual report
Keywords
Estudantes PALOP
Fields of Science and Technology Classification
- Other Social Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.