Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português
Journal Title
Estudos em Avaliação Educacional
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de
avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades
portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um
questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de
avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de
entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em
geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes
com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição
das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia
em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas,
baseada na avaliação para aprender e na distribuição de
feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva,
ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma
pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
Acknowledgements
--
Keywords
Ensino Superior,Práticas de Avaliação,Avaliação em Educação,Avaliação Pedagógica,Percepções
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.