Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português
Título Revista
Estudos em Avaliação Educacional
Ano (publicação definitiva)
2015
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de
avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades
portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um
questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de
avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de
entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em
geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes
com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição
das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia
em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas,
baseada na avaliação para aprender e na distribuição de
feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva,
ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma
pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino Superior,Práticas de Avaliação,Avaliação em Educação,Avaliação Pedagógica,Percepções
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Educação - Ciências Sociais
- Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.