Comunicação em evento científico
Plataforma para visualização geo-temporal de apinhamento turístico
Rodrigo Simões (Simões, R.); Fernando Brito e Abreu (Brito e Abreu, F.); Adriano Lopes (Lopes, A.);
Título Evento
XIV Congresso da Geografia Portuguesa
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-05-04 22:07)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O apinhamento turístico ou sobreturismo degrada a experiência turística e impacta negativamente o ambiente e a população local, podendo tornar insustentável o turismo em destinos populares ("Research for TRAN Committee," 2018). Para analisar retrospetivamente, monitorizar e planear ações de mitigação desse apinhamento, estamos a desenvolver uma plataforma de visualização geo-temporal, para explorar dados históricos do apinhamento, visualizar padrões, compreender tendências e prever situações futuras. A plataforma permite visualizar dados em tempo real, auxiliando na tomada de decisões a curto e médio prazo. Por exemplo, no caso das autoridades municipais, tais decisões podem incluir a mobilização de recursos de limpeza urbana, policiamento e emergência médica em eventos com previsão de apinhamento. No caso dos turistas, podem traduzir-se na recomendação de percursos e locais de visitação alternativos, ou a identificação dos locais mais populares e dos eventos sazonais que tornam a cidade mais apinhada. Em suma, este tipo de plataforma pode ser uma componente essencial para o desenvolvimento de cidades inteligentes (Li, Batty, & Goodchild, 2019; Bibri & Krogstie, 2020). De momento, foram configuradas três instâncias da aplicação. A primeira incide sobre todo o município de Lisboa, com base em dados de dispositivos móveis de uma operadora de telecomunicações, fornecidos pelo LxDataLab da Câmara Municipal de Lisboa. A segunda tem uma menor abrangência espacial, focando-se no campus do Iscte-IUL, através de sensores de Wi-Fi desenvolvidos internamente no âmbito do projeto europeu RESETTING relacionado com a transformação digital do turismo . A última instância é relativa à cidade de Melbourne, que usa dados públicos do Pedestrian Counting System e são originários de sensores de movimento. Operando sobre mapas de dados abertos (OpenStreetMap), a densidade de apinhamento é determinada com base na capacidade de carga em cada local da cidade, tal como efetuado em (Brito e Abreu & Almeida, 2021), com o algoritmo descrito em (Almeida, 2021). De forma a validar a plataforma, foram analisados eventos específicos na cidade de Lisboa: as festas dos Santos Populares e o Rock in Rio Lisboa. Nestes e em outros exemplos, detetámos padrões interessantes e, em alguns casos, inesperados.
Agradecimentos/Acknowledgements
O trabalho subjacente a esta comunicação foi desenvolvido no âmbito do projeto RESETTING, financiado pelo Programa Europeu COSME (EISMEA), com a subvenção COS-TOURINN 101038190.
Palavras-chave
turismo,visualização geo-temporal,apinhamento,sustentabilidade
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
  • Ciências da Terra e do Ambiente - Ciências Naturais
  • Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
  • Geografia Económica e Social - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
Grant agreement No.101038190 COSME Programme (European Union)

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.