Comunicação em evento científico
Política Indigenista no Império do Brasil: guerras, despossessão de terras e resistênciais
Sarita Mota (Mota, Maria Sarita);
Título Evento
Bicentenário da Independência Brasileira: Reflexões e Perspectivas
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-12-23 00:41)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A comunicação centrar-se-á numa reflexão sobre a construção da cidadania analisando a política indigenista no Brasil Império. À partida, na jovem e vasta monarquia constitucional e escravista brasileira, o tema da guerra contra os chamados “índios bravos” e, consequentemente, a apropriação de territórios coletivos bem como a posse de terras públicas mereceram intensos debates parlamentares, nas assembleias provinciais e na imprensa. Para melhor compreender a natureza desses debates, iremos comparar os projetos políticos de integração dos povos indígenas à nação brasileira articulados por José Bonifácio (c. 1823) e Couto de Magalhães (c. 1876). Além disso, analisaremos a legislação imperial, especialmente a Carta régia de D. João VI de declaração de guerra aos Botocudos de 1808, a Constituição de 1824, o Regulamento das Missões de 1845 e a Lei de Terras de 1850, para discutir alguns dilemas: o extermínio étnico; a política de assimilação; o silenciamento da participação indígena no processo da independência; a despossessão territorial-ambiental e as formas plurais de resistências. Trata-se de temas fundamentais para entender os significados da cidadania no longo século XIX e suas ressonâncias no tempo presente.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Independência do Brasil,Política Indigenista no Brasil (séc. XIX),Guerras contra os Botocudos,Apropriação de territórios coletivos,despossessão de terras,Cidadania,Brasil século XIX,Projetos de nação para o Brasil
  • História e Arqueologia - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.