Relatório
Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Cláudia Neves (Neves, C.); Luís Tinoca (Tinoca, L.); Sofia Viseu (Viseu, S.); Susana Henriques (Henriques, S.);
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O propósito mais fundamental desta investigação foi contribuir para se compreender o que terá mudado no sistema escolar português que possa estar relacionado com a melhoria da qualidade da educação, tendo em conta os resultados do PISA. Nomeadamente, os progressos que seja plausível considerar associados aos programas nacionais que, ao longo de cerca de 30 anos, materializaram de forma assinalável as políticas públicas de educação em Portugal. Por esta razão, para efeitos desta investigação, foi decidido estudar 15 programas que materializaram as políticas públicas de educação nas últimas três décadas. seleção destes programas foi orientada pelos seguintes critérios: a) a sua abrangência nacional; b) o período essencial da sua vigência ter ocorrido a partir de 1986, ano da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); c) o seu principal propósito ter a ver direta ou indiretamente com a melhoria do ensino, das aprendizagens e/ou do sistema escolar em geral; e d) a existência de estudos de avaliação e/ou de outra documentação (e.g., artigos, trabalhos académicos) que permitissem a sua caraterização.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Tipo de Relatório
Relatório final de projecto nacional
Palavras-chave
PISA,Políticas Públicas,Educação,Avaliação
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.