Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O propósito mais fundamental desta investigação foi contribuir para se compreender o que terá mudado no sistema escolar português que possa estar relacionado com a melhoria da qualidade da educação, tendo em conta os resultados do PISA. Nomeadamente, os progressos que seja plausível considerar associados aos programas nacionais que, ao longo de cerca de 30 anos, materializaram de forma assinalável as políticas públicas de educação em Portugal. Por esta razão, para efeitos desta investigação, foi decidido estudar 15 programas que materializaram as políticas públicas de educação nas últimas três décadas. seleção destes programas foi orientada pelos seguintes critérios: a) a sua abrangência nacional; b) o período essencial da sua vigência ter ocorrido a partir de 1986, ano da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); c) o seu principal propósito ter a ver direta ou indiretamente com a melhoria do ensino, das aprendizagens e/ou do sistema escolar em geral; e d) a existência de estudos de avaliação e/ou de outra documentação (e.g., artigos, trabalhos académicos) que permitissem a sua caraterização.
Acknowledgements
--
Report Type
National project final report
Keywords
PISA,Políticas Públicas,Educação,Avaliação
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.