Talk
Porque aprendemos melhor ciência através de narrativas?
Sara Palma Soares (Soares, S.); Rita Jerónimo (Jerónimo, R.); Régine Kolinsky (Kolinsky, R. ); José Morais (Morais, J.);
Event Title
XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
A literacia científica e os obstáculos ao ensino de ciência constituem temas de grande relevância para a Psicologia e para a Educação. Estudos têm demonstrado (e.g., Arya & Maul, 2012; Hadzigeorgiou et al., 2012) que a apresentação de conteúdos científicos em formato narrativo literário, comparativamente ao expositivo, promove uma melhor aprendizagem. No entanto, os processos cognitivos envolvidos nesta influência permanecem pouco investigados. Neste projecto de doutoramento propomo-nos a investigar o papel que funções executivas (FE; nomeadamente: actualização da memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e planeamento), capacidade inferencial, e teoria da mente (ToM) desempenham na aprendizagem de ciência em diferentes formatos. Participantes adultos lerão textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo e executarão, simultaneamente, tarefas que recrutam as FE e ToM mencionadas (dual task paradigm). No final serão aplicadas medidas de aprendizagem e de geração de inferências. Serão também recolhidas medidas electrofisiológicas. Para adicionalmente examinar o papel específico que as FE, capacidade inferencial e ToM desempenham na aprendizagem de conteúdos científicos nos diferentes formatos, será realizado um estudo com grupos etários que estão a desenvolver estas capacidades. Participantes do 5º e 10º anos completarão tarefas que avaliam as capacidades referidas e lerão, seguidamente, textos científicos escritos em formato narrativo literário ou expositivo. No final completarão medidas de aprendizagem e serão realizadas análises de mediação e moderação. Com este projecto espera-se contribuir para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de ciência em diferentes formatos e para a construção de metodologias de aprendizagem mais eficientes e cientificamente informadas.
Acknowledgements
--
Keywords
Literacia científica,Aprendizagem de ciência,Funções cognitivas
  • Psychology - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Languages and Literature - Humanities
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PD/BD/PD/BD/135345/2017 FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.