Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há
pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção,
Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa
do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm
oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias
da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico
que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente,
conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Acknowledgements
--
Keywords
Aprendizagem situada,Participação activa,Teoria dialógica,Comunidades de aprendizagem
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.