Comunicação em evento científico
Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal.
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Título Evento
X Congresso Português de Sociologia
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-15 23:02)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A proposta de comunicação resulta de uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento em Sociologia, que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do conhecimento sociológico sobre os contextos, processos, disposições e reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015). Sendo a investigação metodologicamente orientada por uma abordagem mixed methods, o foco desta apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, culminando na construção de uma tipologia que visa retratar os perfis deste segmento da população, atendendo à diversidade de condições de vida, trajetórias, práticas e contextos. A comunicação estará organizada em três momentos. O primeiro momento visa a apresentação de alguns dos estudos centrais sobre Educação e Formação de Adultos em Portugal, a partir dos quais foi feito um levantamento das principais conclusões sobre o que implica ‘ser-se adulto e pouco escolarizados’ nas sociedades atuais. No segundo momento serão apresentados dois estudos extensivos realizados em Portugal, apoiados em amostras representativas da população, cuja análise secundária dos dados permitirá concretizar a componente extensiva desta investigação: o Inquérito à Educação e Formação de Adultos, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística ao longo de uma década (2007, 2011 e 2016) e o estudo extensivo desenvolvido em 2016 pelo EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”. A partir da análise secundária dos dados desses inquéritos, serão apresentados, num terceiro momento, os principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm permanecido à margem dos processos de educação formal. Finalmente, partindo de um conjunto mais alargado de variáveis (dos mesmos inquéritos), incluindo elementos de caracterização social, indicadores de práticas, de contextos e disposições face à aprendizagem ao longo da vida, procurar-se-á mapear a diversidade de perfis do segmento da população em análise. Serão mobilizados métodos de análise multivariada (p.ex. análise de clusters), a partir dos quais se chegará a uma tipologia dos adultos pouco escolarizados que têm ficado à margem dos processos de educação formal. Considera-se que o conhecimento sociológico da diversidade social subjacente a este segmento da população é fundamental para a intervenção sociopolítica nesta área.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
adultos pouco escolarizados,aprendizagem ao longo da vida,educação formal de adultos,desigualdades sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.