Artigo em revista científica
Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil
Suzana dos Santos Gomes (Gomes, S.); Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Sandra Zákia Sousa (Sousa, S.);
Título Revista
Estudos em Avaliação Educacional
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Brasil
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Títulos Alternativos

(Inglês) Policies for teacher training and course regulation in Portugal and Brazil

(Espanhol/Castelhano) Políticas de formación docente y regulación de cursos en Portugal y Brasil

Abstract/Resumo
Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Políticas educacionais,Formação inicial de professores,Avaliação da educação,Portugal
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03126/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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