Comunicação em evento científico
Quando eles contribuem, devem sair? O papel da indispensabilidade funcional na sucessão dos trabalhadores seniores
Ana Rita Laureano (laureano, L.); Miriam Henriques Rosa (Rosa, M.); Carla Esteves (Esteves, C.); Rita Guerra (Guerra, R.); Sibila Marques (Marques, S.); Christin-Melanie Vauclair (Vauclair, C.-M.);
Título Evento
IX Simpósio de Comportamento Organizacional
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
--
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 19:03)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
O envelhecimento da força laboral tem gerado tensões geracionais em contexto organizacional, que se refletem por exemplo em estereótipos prescritivos do comportamento dos trabalhadores seniores, nomeadamente na sua sucessão ativa (North & Fiske, 2012; 2015). Assim, e não tendo sido encontradas na literatura variáveis atenuadoras desta resposta idadista dos trabalhadores jovens face aos trabalhadores seniores, propôs-se neste estudo (N=234), examinar o efeito da indispensabilidade funcional (contributo dos trabalhadores seniores para os resultados dos trabalhadores em geral na força laboral; Guerra, Gaertner, António, & Deegan, 2015) como redutora da Sucessão. Esta variável tem demonstrado uma importante contribuição para a melhoria de relações intergrupais no contexto da imigração e relações inter-étnicas, mas ainda não tinha sido aplicada ao contexto da diversidade geracional. Adicionalmente, explorou-se o papel do enviesamento intergrupal (medido pela Prototipicalidade Endogrupal Relativa; Waldzus, Mummendey, & Wenzel, 2007) nesta relação. Tal como proposto, a indispensabilidade funcional dos trabalhadores seniores leva a que os trabalhadores jovens diminuam as atitudes negativas face aos trabalhadores seniores, sob a forma de desejar a sua sucessão ativa. Adicionalmente, este efeito é mediado pela Prototipicalidade Endogrupal Relativa, sendo que a indispensabilidade reduz o enviesamento intergrupal, que por sua vez, reduz a sucessão. Estes resultados oferecem pistas importantes para gerir a diversidade etária/geracional nas organizações, em articulação com os constrangimentos societais e políticos relacionados com a sucessão dos trabalhadores seniores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Indispensabilidade funcional,sucessão,diversidade geracional,idadismo,projeção endogrupal
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/89846/2012 FCT

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.