Conference paper not in proceedings
Reflexões Exploratórias sobre a Educação e a Realidade das Comunidades LGBTI+ em Portugal
Gonçalo Margato (Margato, G.);
Event Title
Conferência 40 Anos de Despenalização da Homossexualidade: História LGBTI+ em Portugal
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Passados 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal, a presente comunicação, que tem por base a intervenção, em contexto escolar, no âmbito da Coordenação do Projeto de Educação para a Cidadania de um Agrupamento de Escolas Português, propõe-se a refletir sobre a realidade atual da abordagem de temáticas ligadas à realidade LGBTI+, no contexto educacional português. Deste modo, partindo da sinalização de alguns obstáculos que emergem como notórios no tratamento destas questões (por exemplo, o quadro norma-valorativo da comunidade escolar ou os constrangimentos programáticos a que está sujeito o corpo docente), a presente comunicação irá essencialmente advogar as vantagens de um entendimento transdisciplinar e holístico das temáticas relacionadas com os direitos e as vivências da comunidade LGBTI+, tendo como principal objetivo fazer sobressair que esta é uma temática que não se deve (nem se pode) restringir a uma abordagem que tem como principal enfoque a sexualidade, mas que necessita da confluência de várias áreas do saber, em várias dimensões da formação do corpo discente. Como tal, a análise recorrerá às ferramentas/metodologias propostas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória para tentar fazer relevar as vantagens de um olhar para as questões LGBTI+ que ultrapassem o paradigma da sexualidade, e que vão de encontro a outras dimensões da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – dos Direitos Humanos à Saúde, passando pelo Risco, pela Representação Política ou pela Educação para os Media, entre tantos outros.
Acknowledgements
Tem por base a intervenção, em contexto escolar, no âmbito da Coordenação do Projeto de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Figueira Norte (ano letivo 2021/22).
Keywords
Abordagens Educacionais,Direitos Humanos,Direitos LGBTI+,Educação para a Cidadania,Inclusão

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.