Talk
Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento.
Anabela Caetano Santos (Santos, A. C.); Daniel, João R. (Daniel, João R.); Celeste Simões (Simões, C.); Patrícia Arriaga (Arriaga, P.);
Event Title
1ª Conferência de Saúde Societal: “Saúde societal no futuro Pós-covid -19”
Year (definitive publication)
2022
Language
--
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-19 19:14)

View record in Google Scholar

Abstract
O envolvimento académico (EA) está associado ao desempenho académico. Porém, um valor elevado de EA durante muito tempo pode conduzir à exaustão. As competências socioemocionais (CSE) estão associadas a um EA adequado. O objetivo deste estudo é analisar as relações entre CSE, EA e saúde mental em jovens, através de uma metodologia longitudinal, com recolha em três anos consecutivos (2019-2020, sendo que duas ocorreram em períodos de confinamento). Participaram nos três momentos 50 estudantes (M=19.52, SD=1.49), tendo preenchido questionários que avaliavam EA, CSE, sintomas de ansiedade e depressão. O modelo multi-processos com efeitos cruzados mostrou que o EA em 2019 explicou não só o EA em 2020, mas também as CSE. O EA (2020) mostrou ter uma relação negativa com a saúde mental reportada em 2021. Contudo, as CSE em 2020 mostraram ter uma relação positiva com o EA e negativa com sintomas de ansiedade e depressão em 2021. Os resultados indicam que perante um momento 28 de grande imprevisibilidade e mudança, o EA pode proteger os recursos internos. Sugerem ainda que as CSEs devem ser promovidas em momentos de adversidade, mostrando-se fatores protetores relevantes para a manutenção das CSE, promoção do EA e da saúde mental.
Acknowledgements
--
Keywords
Envolvimento académico,estudantes,jovens,recursos internos,saúde mental.
  • Psychology - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.