Implementação e resultados dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
Informação do Projeto
2023-02-16
2024-07-15
Parceiros do Projeto
(Des)igualdades nos trajetos escolares dos descendentes de imigrantes
Anualmente, a DGEEC do Ministério da Educação sistematiza a frequência e os resultados escolares obtidos pelos alunos dos ensinos básico e secundário segundo a sua nacionalidade e é possível sabermos que o desempenho escolar (medido pelas taxas de transição e pelo encaminhamento para vias não regulares de ensino) é bastante variável de acordo com a nacionalidade em causa. Não é possível conhecermos o impacto que produz nestes resultados um conjunto de variáveis preditoras dos mesmos, como são as condições socioeducativas dos progenitores, o sexo do aluno ou a composição socioétnica da escola e da turma que frequentam. Serão os efeitos semelhantes para todas as origens nacionais? Que variáveis revelam ser mais decisivas nos resultados obtidos pelos alunos com origem na imigração?
Foi possível estabelecer um protocolo entre o CIES-Iscte e a DGEEC/MEC que torna possível a disponibilização regular (anual) da informação estatística recolhida pelo MEC no que se refere aos alunos que têm origem na imigração, na forma de micro dados. Com recurso a esta informação, pretende-se responder às questões enunciadas, traçando um retrato da escolarização destas crianças e jovens ao longo da presente década no nosso país.
O projeto tem o apoio do Observatório das Desigualdades.
Informação do Projeto
2019-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Brasileiros na escola portuguesa: experiências e trajetos
Objetivos
- Conhecer a experiência e o trajeto escolares de alunos descendentes de imigrantes brasileiros que frequentam o ensino básico português
- Analisar o ambiente relacional vivenciado por estes alunos (permeabilidade a eventuais práticas de discriminação)
- Avaliar a participação das famílias no processo de escolarização dos filhos
Informação do Projeto
2017-10-02
2020-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A diferença que a escola pode fazer: o sucesso escolar no concelho de Almada (4º e 6º ano)
Presidiram à realização da pesquisa três objetivos: (i) avaliar a evolução dos resultados obtidos pelas escolas do concelho de Almada, no que respeita aos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade, ao longo de 5 anos (de 2019/10 a 2014/15) em provas nacionais; (ii) conhecer as escolas do concelho que se destacam pelo potencial que revelam em produzir mais-valia educativa, ou seja, que conseguem, com populações escolares socialmente semelhantes, fazer com que os seus alunos obtenham melhores resultados nas provas nacionais e (iii) identificar as variáveis organizacionais que sustentarão esse bom desempenho das escolas em causa.
Faz-se uso de uma metodologia multimétodo, ao combinar-se uma abordagem extensiva com outra de caráter intensivo. A primeira sustenta-se na análise de duas bases de dados cedidas pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), respeitantes aos anos letivos de 2009/10 e de 2014/15, ao 4º e ao 6º ano de escolaridade e a segunda consubstancia-se na realização de quatro estudos de caso (dois estudos de caso comparativos, sendo um por ciclo de escolaridade).
Informação do Projeto
2017-01-13
2017-11-12
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Internacionalização e desenvolvimento da área de Políticas Públicas de Educação
O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de pesquisa avançada, bem como o reforço e alargamento da oferta educativa na área das políticas públicas de educação e da administração escolar. Por um lado, pretende-se constituir no CIES-IUL uma equipa de referência internacional na área das políticas públicas de educação, com um enfoque particular na área da organização e administração do sistema escolar a nível macro e micro, capaz de competir e liderar projetos a nível internacional. Daí que a primeira tarefa a promover com o presente projeto seja o de implementar, a partir das redes internacionais construídas pelo CIES-IUL e pelos seus investigadores, uma pesquisa de âmbito Europeu sobre “Políticas Educativas e Organização Escolar: objetivos, modelos e desempenhos na Europa”.Por outro lado, pretende-se desenvolver as atividades de ensino, reforçando a área das políticas de educação no mestrado e no doutoramento em políticas públicas e criação de um Doutoramento em Administração e Gestão Escolar.
Informação do Projeto
2016-05-01
2019-04-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Sono e Desempenho Escolar
O principal objectivo da pesquisa é o de analisar a relação entre a duração e a qualidade o sono das crianças/jovens e o seu desempenho escolar. Para o efeito, controla-se o efeito de outras variáveis que já demonstraram produzir efeito significativo nos resultados escolares: a condição social da família, a participação desta na escolaridade, a relação do aluno com a aprendizagem, a reacção dos professores em situação de dificuldade e a composição (social e académica) da turma que frequenta.A metodologia adoptada consiste na aplicação de um inquérito por questionário a alunos do ensino básico (3º ao 9º ano) do concelho de Odivelas. A amostragem é intencional: seleccionam-se turmas, diversificando os anos de escolaridade e o perfil social e académico dos alunos das mesmas. Análise estatística da informação será realizada com apoio do software SPSS.Caso se verifique a hipotética relação entre o sono e o desempenho escolar, equacionam-se actividades para divulgação dos resultados e de sensibilização para a importância do sono em idade escolar.
Informação do Projeto
2015-11-01
2016-10-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- - - (Portugal)
TEIP 3, Programa Ministerial de Apoio aos Territórios Educativos Prioritários
Trata-se de prestar assessoria a Agrupamentos de escolas inseridos nos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) na sua 3º fase.
As atividades são de índole muito diversificada e inserem-se no desenvolvimento dos Planos de Melhoria definidos por cada agrupamento de escolas.
Os eixos de trabalho integram, nomeadamente:
- a recolha e o tratamento de dados;
- o apoio ao processo de monitorização e avaliação das ações em curso;
- o apoio ao desenvolvimento de projetos de intervenção em curso nas escolas e
- a implementação e acompanhamento de ações de capacitação dos diferentes agentes educativos presentes no território
Informação do Projeto
2015-09-20
2018-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
Principais objetivos da pesquisa: i) identificar a variação na presença (relativa) dos jovens estudantes no ensino superior português com origem nos PALOP (2001-2011); ii) comparar as probabilidades de um jovem com origem nos PALOP aceder ao ensino superior com as de um jovem autóctone na mesma condição social; iii) conhecer os trajetos de vida do “segmento” específico de jovens específicos com origem nos PALOP que, revelando desvantagens socioeconómicas de partida, acedem ao ensino superior, concretizando um percurso escolar de “contratendência” e iv) produzir recomendações para a promoção do acesso e sucesso escolar no ensino superior, mas também para a monitorização dessa realidade.
A pesquisa desenvolveu-se com recurso a uma abordagem multi-método. Numa vertente extensiva, contemplou a análise de diferentes fontes secundárias de dados estatísticos e na vertente intensiva, realizaram-se entrevistas biográficas a 17 jovens que, pertencentes a um “segmento” específico dos imigrantes e descendentes de imigrantes dos PALOP com condições socioeconómicas adversas de partida, realizaram trajetos de escolarização “bem-sucedidos” e ingressaram no ensino superior.
Informação do Projeto
2014-07-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Sucess at School
Informação do Projeto
2012-12-01
2014-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UON - Líder (Reino Unido)
- ASSFAM - (França)
- NBU - (Bulgária)
- Ergo Institute - (Eslovénia)
- UNIBO - (Itália)
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IS-UP - (Portugal)
- CES-UA - (Portugal)