Cávado + Igual
O Projeto “Cávado + Igual", integra como promotor a CIM e como parceiros os 6 Municípios associados, o CIES-Iscte (entidade científica) e o KUN (parceiro internacional). Pretende materializar a 1ª abordagem sistematizada e estratégica da CIM direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, em matéria de gestão organizacional dos Municípios associados. Neste contexto, é dado um passo concreto e fundamental para promover ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores a nível interno e externo que garantam, de forma inequívoca, a igualdade entre homens e mulheres e a conciliação. Os propósitos subjacentes ao projeto centram-se na assunção de um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação; criar um referencial que apresente os níveis de igualdade na ação dos municípios e CIM; e, adotar medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores. Ensaia-se uma carteira de atividades estruturadas em 5 eixos: Diagnóstico (instrumentos de recolha de informação e dinâmicas participativas que permitam ler a cultura organizacional, perceções e identificar áreas lacunares no domínio da igualdade e conciliação); Programa Cávado + Igual (construção dos Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, numa base participativa); Formação para a utilização/aplicação dos instrumentos do Local Gender Equality e obtenção de conhecimentos e competências de planeamento, com base nos princípios da igualdade e da não discriminação; Gestão, Monitorização e Avaliação; e, Disseminação e Divulgação. Assume-se como uma oportunidade de georreferenciar um novo mapeamento autárquico na promoção da IND e de desenvolver situações de ensaio e experimentação de novas técnicas / abordagens de intervenção para reforço da validação científica.
Informação do Projeto
2020-09-01
2023-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CIM Cávado - Líder (Portugal)
- KUN - (Noruega)
- CM-Barcelos - (Portugal)
- CM-Braga - (Portugal)
- CM-Esposende - (Portugal)
- CM-TerrasdeBouro - (Portugal)
- CM-VilaVerde - (Portugal)
- Município de Amares - (Portugal)
Dias de confinamento e de violência: a resposta dos serviços de apoio a vítimas de violência doméstica em tempos de pandemia de COVID19, em Portugal
A declaração de pandemia de COVID19 e a concretização de medidas de confinamento, encetadas em 18/03/2020, agravou o risco das vítimas de violência doméstica, independentemente do sexo, idade e histórico de violência. Durante o estado de emergência, até ao presente, os serviços de apoio telefónico e a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica adaptaram modos de trabalho, atuação e serviços prestados a vítimas, compatíveis com a situação de isolamento, objeto de análise do projeto.
Informação do Projeto
2020-08-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
A promoção da qualidade de vida nas sociedades contemporâneas: trabalho, competências e género
Este projeto visa analisar os processos de reconfiguração da qualidade de vida e de trabalho no quadro económico recente, considerando a relação entre qualidade de vida, qualidade do trabalho, adequação de competências e relações de género.
Recorrendo à análise estatística de fontes secundárias e à análise de políticas públicas europeias e nacionais, o projeto propõe a análise das transformações recentes dos padrões de qualidade de vida e de qualidade do trabalho, perspectivando a adequação de competências como agente de retoma económica nas sociedades “pós-crise”, e as dinâmicas de género como parte integrante dos processos de integração laboral e bem-estar.
Informação do Projeto
2018-11-01
2021-03-31
Parceiros do Projeto
Estratégias organizacionais de ajustamento à crise económica. Análise comparativa de práticas de gestão de recursos humanos.
Este projecto de investigação visa analisar a forma como as empresas estão a responder aos desafios da actual crise económica na gestão dos seus recursos humanos. Num quadro económico e social de acentuadas pressões para a redução dos custos de trabalho, muitas organizações adaptam a sua estrutura, políticas ou estratégia, aos condicionamentos externos, procurando assegurar bons níveis de desempenho e, simultaneamente, a manutenção do capital humano adquirido. Recorrendo a dados do Inquérito europeu às empresas (2009 e 2013) e à realização de estudos de caso organizacionais em Portugal, Espanha e Grécia, a investigação pretende analisar as principais dificuldades identificadas pelas empresas na gestão de pessoas e o tipo de medidas de ajustamento accionadas nas respostas à crise. Considerando as interações entre organizações e instituições, o estudo incide sobre empresas de países com configurações institucionais aproximadas e fortemente afectados pela presente crise, propondo o aprofundamento da dimensão empresarial nas análises dos mecanismos de ajustamento do mercado de trabalho.
Informação do Projeto
2014-03-01
2017-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Género, Empreendedorismo e Qualificações em Portugal: tendências, contextos e experiências individuais
o objectivo principal deste projecto, de cariz qualitativo e quantitativo, é examinar os padrões e dinâmicas de empreendedorismo em Portugal, e também a forma como eles afectam o funcionamento quotidiano das PME e os percursos de vida dos empreendedores individuais, especialmente das mulheres. A análise da dimensão de género será feita no quadro de um exame mais vasto dos principais determinantes dos padrões de empreendedorismo: essa amplitude é necessária para a obtenção de uma compreensão mais adequada da complexidade dos factores sociais e culturais em causa. Várias estratégias metodológicas articuladas serão mobilizadas, na medida em que será construída uma abordagem com múltiplos níveis.
Informação do Projeto
2009-09-01
2011-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
O principal objectivo deste projecto é o de conhecer a trajectória académica de cientistas sociais de língua portuguesa nascidos na primeira metade do século XX, através da realização de entrevistas de história-de-vida, no sentido produzir informação sobre a história e as características do desenvolvimento das Ciências Sociais desses países. Serão realizadas entrevistas com diferentes grupos geracionais de cientistas sociais de países da CPLP.
Informação do Projeto
2008-04-01
2014-12-01
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CPDOC - Líder (Brasil)
- LAU IFCS UFRJ - (Brasil)
- IIAM - (Moçambique)
Informação do Projeto
2007-01-01
2007-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- EQUAL - (Portugal)
Quality of Life in a Changing Europe