Projetos de Investigação
IB World Schools em países de língua portuguesa: Estrutura de campo, processos de implementação e tendências de desenvolvimento
Após 2000, houve um notável aumento a nível mundial de escolas internacionais e uma diversificação deste campo educacional. Organizações educativas transnacionais, tais como a International Baccalaureate® (IB), são atores-chave neste processo. Globalmente, o crescimento do IB no sistema público de educação teve um enorme impacto na disseminação ampla das escolas internacionais.  Nos países de língua portuguesa, a disseminação deste modelo escolar é até agora modesta (com exceção do Brasil), as escolas são privadas e situam-se maioritariamente em centros urbanos globais. Como a investigação sobre escolas internacionais no espaço lusófono é muito limitada, a questão da investigação do projeto é: como evoluiu o processo de implementação do IB nestes países e qual é a posição dos diferentes atores educativos e escolares neste processo?   O projeto de investigação visa (1) desenvolver uma visão geral da estrutura do campo das IB World Schools em três países diferentes: Portugal, Brasil e Moçambique; (2) analisar os processos de implementação e as diferentes perspetivas dos atores educativos e escolares relacionados com o IB, com base em estudos de caso num centro urbano em cada país (Lisboa, São Paulo, Maputo); e (3) criar dimensões comparativas relativas a este modelo escolar no espaço lusófono e noutros contextos internacionais. O programa de investigação tem uma abordagem comparativa global e combina conceitos de investigação sobre transnacionalização em educação, tais como o conceito de espaços transnacionais de educação, com teorias críticas sobre educação de elites. A comparação centra-se no desenvolvimento do IB em diferentes contextos sociais, económicos e políticos em cada país, especialmente em relação aos seus sistemas educativos nacionais e toma em consideração questões como a implementação do IB em países do "Sul global" em comparação com outros contextos internacionais.   Este programa baseia-se num design de investigação qualitativo e multimétodo que i...
Informação do Projeto
2022-07-01
2028-06-30
Parceiros do Projeto
A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa – 2.a parte: Percursos biográficos de antigos alunos dos colégios internacionais
Enquanto a primeira parte do projeto do pós-doutoramento (1.º triénio) se centrou na identidade institucional de colégios internacionais na Área Metropolitana de Lisboa (AML), a segunda parte (2.º triénio) dá continuidade ao projeto, centrando-se nas biografias educativas e/ou profissionais de antigos alunos desses colégios. Partindo de uma análise secundária de um corpus empírico de focus groups com os alunos, recolhido durante o primeiro triénio, será efetuado, com base em entrevistas biográficas, um estudo dos seus percursos biográficos até dois anos após a sua transição para o ensino superior ou vida profissional. A triangulação dos dados das duas partes do projeto, prevista para o segundo triénio, permite analisar formas de impacto da instituição escolar, enquanto instância de socialização, na biografia dos seus membros.
Informação do Projeto
2019-01-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Aprender a ser um cidadão global? Perspetivas teóricas e abordagens metodológicas
O projeto de cooperação dedica-se à questão do significado do conceito de cidadania global em diferentes áreas do sistema educativo. O conceito será analisado partindo de dois sistemas educativos nacionais (Alemanha e Portugal). Apresentamos dimensões de comparação que visam ser proveitosas para outros contextos europeus e mundiais. Por um lado, centramo-nos em aspetos teóricos e conceptuais relacionados com cidadania global no contexto da educação. Por outro, o projeto trabalha sobre problemas e desafios metodológicos da investigação empírica na educação inter-/transnacional em contextos nacionais.
Informação do Projeto
2018-01-01
2019-12-31
A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
O projeto de investigação proposto centrar-se-á na análise da autoimagem de colégios internacionais de elite na Grande Lisboa no contexto dos atuais processos de transformação do sistema educativo em Portugal, tanto numa perspetiva de representação oficial dessas instituições, como na perspetiva dos seus atores. No âmbito teórico, este projeto enquadra-se na investigação crítica sobre a educação de elites e refere-se ao conceito de «international/transnational spaces of education» (e.g. Waters e Brooks, 2011). Quanto à perspetiva metodológica, o projeto baseia-se num design empírico-qualitativo. Está prevista a análise de documentos de autorrepresentação das escolas (por ex. páginas web), entrevistas qualitativas aos atores e observação participante, como forma de analisar as culturas das escolas. O objetivo é gerar novos conhecimentos sobre as escolas de elite portuguesas, destacando a dimensão da inter/transnacionalização, de modo a possibilitar perspetivas de comparação inovadoras em relação à formação de elites noutros países europeus (França e Alemanha).
Informação do Projeto
2016-01-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto