Ciência-IUL    Autores    Anne Schippling    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa – 2.a parte: Percursos biográficos de antigos alunos dos colégios internacionais
Enquanto a primeira parte do projeto do pós-doutoramento (1.º triénio) se centrou na identidade institucional de colégios internacionais na Área Metropolitana de Lisboa (AML), a segunda parte (2.º triénio) dá continuidade ao projeto, centrando-se nas biografias educativas e/ou profissionais de antigos alunos desses colégios. Partindo de uma análise secundária de um corpus empírico de focus groups com os alunos, recolhido durante o primeiro triénio, será efetuado, com base em entrevistas biográficas, um estudo dos seus percursos biográficos até dois anos após a sua transição para o ensino superior ou vida profissional. A triangulação dos dados das duas partes do projeto, prevista para o segundo triénio, permite analisar formas de impacto da instituição escolar, enquanto instância de socialização, na biografia dos seus membros.
Informação do Projeto
2019-01-01
2021-12-31
Parceiros do Projeto
Aprender a ser um cidadão global? Perspetivas teóricas e abordagens metodológicas
O projeto de cooperação dedica-se à questão do significado do conceito de cidadania global em diferentes áreas do sistema educativo. O conceito será analisado partindo de dois sistemas educativos nacionais (Alemanha e Portugal). Apresentamos dimensões de comparação que visam ser proveitosas para outros contextos europeus e mundiais. Por um lado, centramo-nos em aspetos teóricos e conceptuais relacionados com cidadania global no contexto da educação. Por outro, o projeto trabalha sobre problemas e desafios metodológicos da investigação empírica na educação inter-/transnacional em contextos nacionais.
Informação do Projeto
2018-01-01
2019-12-31
A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
O projeto de investigação proposto centrar-se-á na análise da autoimagem de colégios internacionais de elite na Grande Lisboa no contexto dos atuais processos de transformação do sistema educativo em Portugal, tanto numa perspetiva de representação oficial dessas instituições, como na perspetiva dos seus atores. No âmbito teórico, este projeto enquadra-se na investigação crítica sobre a educação de elites e refere-se ao conceito de «international/transnational spaces of education» (e.g. Waters e Brooks, 2011). Quanto à perspetiva metodológica, o projeto baseia-se num design empírico-qualitativo. Está prevista a análise de documentos de autorrepresentação das escolas (por ex. páginas web), entrevistas qualitativas aos atores e observação participante, como forma de analisar as culturas das escolas. O objetivo é gerar novos conhecimentos sobre as escolas de elite portuguesas, destacando a dimensão da inter/transnacionalização, de modo a possibilitar perspetivas de comparação inovadoras em relação à formação de elites noutros países europeus (França e Alemanha).
Informação do Projeto
2016-01-01
2018-12-31
Parceiros do Projeto