Saúde em Igualdade
Global Coordinator
A proposta para o projeto “Saúde em Igualdade” assenta sobre três justificações gerais. Em primeiro lugar, os instrumentos locais de política pública referente a nacionais de países terceiros latu sensu secundarizam a compreensão do acesso à saúde. De fato, as políticas de acolhimento não consideram as questões relativas a saúde, posto que o foco principal é a regularização dos procedimentos legais e administrativos sobre a entrada e permanência dos NPT. Em segundo lugar, a formação de profissionais de saúde é tida como uma boa prática no domínio do apoio psicossocial e em saúde. Em terceiro lugar, as insuficiências observáveis no Serviço Nacional de Saúde conduzem à necessidade de explorar soluções que empoderem os profissionais e ativem os seus recursos no trabalho com NPT.
Project Information
2019-09-01
2021-12-31
Project Partners
- CIS-Iscte (H4A)
- CIES-Iscte
- CPR - (Portugal)
FAMI Destino: Integração
Researcher
As ações e objetivos propostos, no presente projeto, enquadram-se, maioritariamente, numa ótica de continuidade das atividades habituais da organização. Assim, a entidade assinala que o projeto é complementar de outros projetos do CPR, que partilham objetivos comuns para a promoção de uma integração efetiva dos requerentes e beneficiários de proteção internacional ao facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho, assim como em ações de sensibilização da população para a necessidade de uma sociedade inclusiva e tolerante. Refere ainda que, tais projetos têm cofinanciamento por parte de outros instrumentos de financiamento nacionais e comunitários, não existindo, porém, qualquer sobreposição entre estes diferentes instrumentos.
From minors to adulthood: integration and autonomy of unaccompanied minors
Researcher
This project intends to characterize refugee unaccompanied minors in Portugal and to know the processes of transition for the majority, as well as to know the contexts of reception and reception, using to that effect the triangulation of methodologies (qualitative and quantitative) and informants (unaccompanied minors and stakeholders). The first study aims to characterize the contexts of reception and reception of unaccompanied minors in Portugal through various stakeholders, both directly related to the request for protection and reception, and those who are involved in the integration contexts in basic education and health systems. The second study aims to characterize unaccompanied minors and to know the processes of transition to adulthood, through self-biographical narratives, as a way of giving voice to minors / adults to approach their paths and experiences.
Português