| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Empreendedorismo em Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Teorias em Média e Comunicação | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Marketing Cultural | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Gestão e Produção dos Média | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Gestão e Produção dos Média | Curso de Pós Graduação em Jornalismo; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Empreendedorismo em Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Marketing Cultural | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Gestão e Produção dos Média | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em História Moderna e Contemporânea; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Economia e Sistema dos Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Empreendedorismo em Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Marketing Cultural | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Gestão e Produção dos Média | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | Mestrado em História Moderna e Contemporânea; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Gestão e Produção dos Média | Curso de Pós Graduação em Jornalismo; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Economia e Sistema dos Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Empreendedorismo em Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Marketing Cultural | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Estágio de 2º Ciclo | -- | Não |
| 2021/2022 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Gestão e Produção dos Média | Curso de Pós Graduação em Jornalismo; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Empreendedorismo em Cultura | Mestrado em Mercados da Arte; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Marketing Cultural | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Gestão e Produção dos Média | Curso de Pós Graduação em Jornalismo; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Marketing Cultural | -- | Não |
| 2020/2021 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Gestão e Produção dos Média | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Estágio em Empreendedorismo e Estudos da Cultura | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Marketing Cultural | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Economia e Sistema dos Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Marketing Cultural | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Economia e Sistema dos Media | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Empreendedorismo em Media | Mestrado em Gestão de Novos Media; | Não |
| 2016/2017 | 2º | Estágio em Empreendedorismo e Estudos da Cultura | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Marketing Cultural | -- | Não |
| 2014/2015 | 1º | Marketing Cultural | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Comunicação e Cultura ]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (3)
Em curso (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Jaqueline da Costa Bueno | Eventos Híbridos - Como potencializar a comunicação digital através das tecnologias emergentes | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Sónia Maria de Castro Martins | A assessoria de imprensa na área do teatro: dinâmicas de relações com jornalistas | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Helena Isabel de Jesus Santos | Dos algoritmos ao coração: A Inteligência Artificial Generativa como catalisador da lealdade do consumidor | Português | Em curso | Iscte | -- |
Dissertações de Mestrado (62)
Em curso (29)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Leandro Manuel Dias Guiomar | Acessibilidade Sonora:Estratégias e Impactos na Inclusão de Pessoas S/surdas em Festivais e Concertos de Música em Portugal | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Daniela Sofia Teixeira Filipe | Do Espaço Urbano ao Espaço Online: A Sirigaita, o Instagram e a Arte de Resistir Simbolicamente no Intendente | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Sílvio Rodrigues Pedrosa Sardinha Balbúrdia | Influências do Marketing de Afiliados no Desenvolvimento do Empreendedorismo Digital | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Ana Maria Sacadura Paz dos Santos Horta | Análise da produção de um festival: Estudo de caso FeLiCidade | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Leonor Ferro Rodrigues Cruzeiro | Acessibilidade e exclusividade: a comunicação das marcas de luxo no Instagram | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Rita Maçaneiro Sousa | A Perceção e Participação dos Jovens no Ciberativismo em Portugal: O Papel do Instagram na Adesão e Engagement com Causas Sociais | Em curso | Iscte | -- | |
| Heidy Cibelle do Rosário Lima | Estratégias pedagógicas utilizadas no fortalecimento da literacia mediática e do pensamento crítico. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Nuno Miguel Alves Leocádio | Grassroots Music Venues | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gonçalo Counhago da Silva Gonçalves | "Swiping the Mind Away": Como o "Short Form Content" Reconfigura o Pensamento e o Consumo Mediático | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Beatriz da Silva Anjos | Narrativas sobre a Fórmula 1: discursos políticos, mediáticos e locais sobre o possível regresso a Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Joana Maria Malaquias da Costa | Comunicação pública e promoção turística no concelho de Loures: análise de estratégias e perceções | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria João Paulino Quelhas | Representações Culturais na Publicidade: Estudo Comparativo das Campanhas da Sagres e Super Bock | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria Inês Santos | A construção e comodificação de masculinidades na indústria musical: análise comparativa de boy bands ocidentais e sul-coreanas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mariana Melo de Albuquerque Barradas | Neuromarketing da Nostalgia Digital: Psicografia do Revival nas Sucbulturas Emo e Scene | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mariana Rodrigues Conde | A valorização do Ensino Artístico nos Açores: Criação da Associação Cultural Dacosta | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Margarida Correia Andrade | Como é que a Musa se posiciona como um espaço cultural? | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Carlo George Garavaglia | Este trabalho analisa a implementação de sistemas ERP em museus e organizações de artes performativas, destacando os desafios de adaptá-los às operações específicas do setor e os processos de gestão da mudança necessários para o sucesso | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Joana Ramos Dilão | Cinema, Representação e Poder: Uma Análise Crítica do Plano Nacional de Cinema. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria Fernandes de Andrade | Convergência digital: Redefinição dos Critérios de Noticiabilidade e das Práticas Editoriais no Jornal Açoriano Oriental | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Beatriz Cintrão Menino | A relação do marketing e da comunicação com a mediação cultural: o Programa de Aproximação à Dança da Companhia Nacional de Bailado | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Francisco do Carmo Almeida Sanona Machadinho Martins | A Influência dos Patrocinadores de Nome na Identidade dos Festivais de Música: Caso Ageas Cool Jazz e Festival Sudoeste | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Bárbara Isabel Martinho Ministro | A Influência da Popularização do K-Pop em Portugal | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Cátia Solange Rodrigues de Melo Baptista Pereira | RTPC: estratégias de formação para a mediação | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| André Filipe Martins Lopes | Visibilidade e participação digital em desportos de nicho: um estudo de caso do Clio Trophy Portugal | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Samuel Gomes Soares | Quais as componentes estratégicas que suportam a continuidade do festival Croka's Rock entre 2009 e 2023? | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Raquel Mendes Chou | Como as redes sociais influência os destinos turistico em Portugal | Em curso | Iscte | -- | |
| Guilherme Miguel Damião Patrício | "" | Em curso | Iscte | -- | |
| Maria Miguel Leal de Oliveira | Da Censura à Subversão: A Arte como Comunicação Política na Primavera de Praga | Em curso | Iscte | -- | |
| Rodrigo Frazão Afonso Fernandes | "Festivais de Música nos Açores: Estratégias de Gestão e Sustentabilidade" | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (33)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Susana Rita Fonseca André Rúbio Vieira | Solo traveling - A perspectiva feminina | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Salomão Tomé Pires da Costa | Impactos da desinformação na percepção eleitoral dos candidatos políticos em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Teresa Trindade Mota | Desafios de uma Agência de Comunicação: A ascensão da Inteligência Artificial | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Pedro Miguel Santos Nascimento Souza | Percepções dos Usuários sobre o Papel da Netflix em Nollywood: Uma Análise Exploratória do Conteúdo Gerado por Usuários no Nairaland, | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Beatriz de Azevedo Silva | O efeito dos influenciadores digitais no consumo e nas práticas culturais dos seus seguidores: análise das perspetivas e experiências dos influenciadores digitais em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Beatriz Subtil Pedro Domingues da Silva | A ligação entre cultura popular e cultura erudita na era digital: as redes sociais online como estratégia de comunicação de experiências musicais. Estudo de caso do Instagram e dos concertos Candlelight em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Marta Sofia Belga Marques Robalo | Comunicação das organizações culturais em Lisboa: heterogeneidade e concordâncias no cruzamento de perspetivas e experiências profissionais | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Denis Graeff de Oliveira | Quais as condições para a sustentabilidade de uma cena de música local? Estudo de caso de Lisboa | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Margarida Maria Reis Cláudio Calheiros Costa | Cultura e Património: o papel dos stakeholders na comunicação territorial. O estudo de caso de Mértola. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Duarte José Pereira Martins | Um Plano Nacional de Escuta?Análise do Plano Nacional de Leitura aplicado ao trabalho do MPMP | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Neuza Agostinha Freixo Pereira | Estratégias de Comunicação no Social Media: Um Estudo das Companhias de Teatro Musical de Lisboa no Instagram | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Cátia Sofia da Graça Oliveira Merendeiro | Nova Lusa: Festival de Música Portuguesa Contemporânea | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Anita Angélica Ferreira Jardim | Estudo de Caso Exploratório: Comunicação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em aproximar a comunidade e a cultura. | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Marta Russo Oom de Sacadura | Comunicação Museológica em Lisboa: Desafios e InovaçõesEstudo de caso: Uma Análise das Práticas e Perspetivas dos Museus Portugueses Tutelados pela DGPC | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Mariana Noronha Gameiro Neves Leitão | Saúde mental e Cultura: O teatro como terapia para pessoas com a experiência da doença mental | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Ana Beatriz Dias Lourenço | Artes performativas e sustentabilidade: estudo para o planeamento e financiamento de um projeto de dança contemporânea | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Alexandre Miguel Costa Sabino | A comunicação desportiva nas modalidades com menor visibilidade em Portugal. Análise das práticas, limitações e possível intervenção. | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Ana Cristina Rodrigues Tomé | Viver da Música (Além do Mainstream):A música portuguesa distribuída via rádio e streaming. | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Fátima Ivone Fernandes de Jesus | Associação Mergulho Urbano, retrospetiva, análise e definição de plano estratégico para o futuro. | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Gonçalo Brito Cardoso | The Big Brother Experience: oportunidades e ameaças de um sistema de videovigilância no concelho da Amadora | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| Catarina Pinto Pessoa Godinho | No backstage do encontro entre setor privado e cultural: um caso de estudo múltiplo no contexto da plataforma digital Portugal #Entraemcena | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Inês Filipa Carvalho Pereira | Acessibilidade em Museus Nacionais: Acessibilidade web nos sítios da internet do MNAC-MC e do MNAA | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| João Pedro Ferreira Mascarenhas Augusto | Companhia Nacional de Bailado - A Relação do Marketing e Comunicação com a Programação Artística | Português | Iscte | 2017 | 2019 |
| Maria Gomes da Conceição Sacadura Simões | Revistas de arte em Portugal: perspectivas e prospecções de um sector perseverante | Português | Iscte | 2017 | 2019 |
| Lúcia Isabel Murteira Inocêncio | Intervenção Cultural no Bairro da Zona J | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Carlota Gomes de Lemos Pignatelli Garcia | Marketing Cultural em companhias de dança contemporânea portuguesas. Estudos de caso: CiM - Companhia de Dança, Companhia de Dança de Almada e Quorum Ballet | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Patrícia Pinto Carvalho | Arte, Participação e Instituições: O Programa Participativo para Jovens Pedimo0s Desculpa pelo incómodo Causado - Culturgest | Português | Iscte | 2014 | 2017 |
| Inês Pinho e Melo Bandeira Guimarães | O caso de "Edinburgh Festival City" Uma marca cultural colectiva | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Sara Cristina Tiago Moreira | Museus e Social Media Marketing - Caso de Estudo o Museu do Oriente | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Filipa Dias Duarte Moreira | 007 - A Marca que Nunca Morre | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Elisabete de Oliveira Inácio | Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social das Organizações. A parceria CASES/Everything is New | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Marina Gomes de Oliveira Polo | Governo, sociedade civil e os desafios na publicação de dados abertos: o caso da base de dados do Programa Nacional de Apoio à Cultura no Brasil. | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Ana do Vale Gralheiro | O papel dos eventos ao vivo na estratégia de ativação de Marca | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
Projetos Finais de Mestrado (7)
Em curso (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| António Maria Carreira Capote | Centro Cultural de Leiria: Modelo de negócio para a criação do equipamento cultural, na cidade de Leiria. | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Agnety Célia Marcelino Raúl | Criação de Marketplace de produtos alimentares e de bebidas de origem africana em Portugal | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
Terminadas (5)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| João Francisco Inácio de Sousa | Estágio de orquestra: Vicente Lusitano. Projeto de educação musical: Como aplicar o modelo El Sistema numa ação de voluntariado artístico em Maputo? | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Kamila Ferrazzi | Trabalho de Projeto: Modelo de Financiamento para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) - Um Estudo de Caso | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Érica Alexandra Filipe Mendes | Estratégias de Posicionamento da EDP no Mercado B2B de Mobilidade Elétrica PT | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Livia Nina Desbois Roxo | Elaboração de um plano de promoção digital para músicos independentes | Iscte | 2024 | 2024 | |
| Alexandre de Sá Pessoa Cortez Pinto | Casa da Palavra / Projeto de criação de uma instituição dedicada à palavrae ao seu cruzamento com outras disciplinas artísticas | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
English