Ciência-IUL    Autores    Cristina Palma Conceição    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Inquérito por questionário - FCCN
Informação do Projeto
2017-12-01
2018-03-31
Parceiros do Projeto
European Researchers' Night
Informação do Projeto
2016-09-01
2018-03-31
Parceiros do Projeto
Diálogos de cientistas e cidadãos
Através da análise de diferentes objetos empíricos, o projeto tem como objetivo explorar as realidades e as potencialidades dos diálogos entre cientistas e cidadãos nas sociedades contemporâneas, contribuindo para o avanço do conhecimento a respeito dos modos de relação com a ciência, numa perspetiva de progresso social, de responsabilidade social e de empoderamento cognitivo e democrático dos cidadãos.
Informação do Projeto
2015-07-01
2018-12-31
40 Anos de Politicas de Ciência e Ensino Superior em Portugal
Informação do Projeto
2015-01-20
2015-02-16
Parceiros do Projeto
Redes de Inovação e Emprego Científico
Informação do Projeto
2013-02-15
2014-06-14
Parceiros do Projeto
As Parcerias Internacionais em Portugal: uma análise do impacto das redes científicas na sociedade do conhecimento
O objectivo deste projecto é identificar e caracterizar o impacto do programa de parcerias internacionais (PPI) nas universidades portuguesas. Este programa foi criado em 2006-2007 através do convite a várias universidades norte–americanas (MIT/CMU/UTA) para ajudar a desenvolver algumas universidades em Portugal. As universidades piloto foram escolhidas com base na sua área de especialidade (engenharia, tecnologias da informação e, posteriormente, medicina e gestão), na qualidade da sua investigação, no seu grau de internacionalização e nas suas ligações à indústria. A nossa pesquisa pretende questionar qual o impacto destas iniciativas 1) na mudança organizacional (incluindo grupos de pesquisa não seleccionados), 2) na inovação curricular, 3) no desenvolvimento dos recursos humanos, 4) na mobilidade dos estudantes, 5) nas colaborações universidade-indústria.
Informação do Projeto
2012-01-15
2015-01-14
Parceiros do Projeto
Desenvolvimento Científico e Inovação Empresarial
Este projecto tem como objectivo geral contribuir para um conhecimento substantivo e aprofundado sobre este problema. Assim, a questão central e o fio condutor da investigação é o desenvolvimento científico nos Laboratórios Associados – esta escolha do objecto empírico está devidamente fundamentada no ponto de ”Plano e Métodos” – e a sua contribuição para promover a inovação tecnológica nas empresas. Para estudar esta questão, uma atenção particular será dada às seguintes dimensões de análise: as formas de produzir e organizar a actividade científica nos laboratórios, a vida científica dos investigadores e os valores que orientam a sua actividade, os tipos de financiamento da ciência (público/ privado) e o seu impacte nas carreiras dos cientistas, nas modalidade de transferência do conhecimento para as empresas, assim como na internacionalização da ciência.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-09-14
Parceiros do Projeto
Estudo sobre o Projecto Escola Ciência Viva
A presente proposta incide sobre a monitorização e análise da iniciativa Escola Ciência Viva, a decorrer em 2011. Viabilizada através de um protocolo celebrado entre o Pavilhão do Conhecimento e o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (Lisboa), esta iniciativa envolve um total de 27 turmas, dos diversos anos do 1º ciclo de escolaridade básica, integradas em 3 escolas distintas. A proposta de estudo está, assim, organizada de acordo com os seguintes objectivos:a)    Acompanhar e monitorizar os processos de implementação e desenvolvimento do Projecto Escola Ciência Viva, nas suas várias vertentes.b)    Identificar os impactos deste projecto nas actividades educativas dos professores, nas aprendizagens e resultados escolares dos alunos e nas apreciações dos pais sobre esta iniciativa, nos seus efeitos educativos e de promoção da cultura e práticas científicas. c)    Conhecer e caracterizar os contextos escolares dos três estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa integrados no Projecto, bem como do enquadramento social da população escolar em referência e das propriedades sociais do contexto urbano envolvente.
Informação do Projeto
2011-01-26
2012-01-30
Parceiros do Projeto
Sociedades Científicas na Ciência Contemporânea
Este projecto de investigação tem por objectivo compreender o papel das associações científicas na ciência contemporânea. Centrado no caso do sistema científico português, pretende explorar em paralelo as funções e actividades das associações e as práticas associativas dos cientistas. Uma análise exploratória da bibliografia existente revelou que, ainda que as associações e as comunidades científicas tenham recebido uma atenção considerável por parte da investigação em ciências sociais, não se pode dizer o mesmo da articulação entre estes dois temas. As associações científicas têm sido estudadas quase exclusivamente em termos históricos e pouco se sabe sobre o seu papel actual no funcionamento dos sistemas científicos, nas carreiras científicas, na investigação, na comunicação entre cientistas ou na ligação entre ciência e sociedade. Este projecto pretende preencher esta lacuna, através de uma abordagem bipartida. Por um lado, será realizado um recenseamento das associações científicas portuguesas actualmente existentes, a partir do qual será extraída uma amostra de organizações.
Informação do Projeto
2010-01-01
2012-12-01
Parceiros do Projeto
A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Procura-se desenvolver um estudo aprofundado sobre as condições de inserção de novos investigadores doutorados no sistema científico e tecnológico nacional, contratados pelas unidades de investigação no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência. Os objectivos que se procuram concretizar envolvem nomeadamente i. A caracterização e analise das condições de acolhimento, as formas de inserção e as expectativas de futuro dos investigadores doutorados contratados no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência; ii. caracterização e analise das práticas de acolhimento e as expectativas das instituições científicas que os contrataram; iii. A analise da evolução dos aspectos anteriormente referidos nas sucessivas fases de contratação (Ciência 2007, Ciência 2008) e ao longo dos anos de permanência dos investigadores nestas instituições (entre a contratação dos investigadores e a finalização deste estudo); A investigação de dimensões explicativas adicionais, nomeadamente as trajectórias científicas dos investigadores (produção científica, mobilidade, internacionalização e redes) e as perspectivas e orientações dos investigadores e coordenadores das instituições científicas a propósito destes processos.
Informação do Projeto
2009-10-20
2012-03-31
Parceiros do Projeto
Análise Sociológica das Acções Ciência Viva no Verão 2009
O projecto visa a análise de actividades de promoção de cultura científica, focando em particular o caso da iniciativa Ciência Viva no Verão (promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica). Mais especificamente, pretende-se: 1) inventariar e caracterizar as acções Ciência Viva no Verão 2009; 2) caracterizar os públicos destas acções; 3) identificar e analisar as apreciações dos participantes, 4) analisar as dinâmicas de concepção e desenvolvimento de acções, focando em especial os seus proponentes locais; 5) analisar as dinâmicas de realização e os processos sociais patentes nas actividades dirigidas ao público; 6) testar novas estratégias de observação e recolha de informação, tendo em vista a melhoria dos processos de monitorização e reflexão acerca das actividades de divulgação científica.
Informação do Projeto
2009-05-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
Biodiversidade em Estilo
Para que a preservação da biodiversidade esteja presente no dia-a-dia das cidades é fundamental o desenvolvimento de abordagens que envolvam a sua conjugação com opções de estilos de vida urbanos. Este projecto, desenvolvido na cidade de Lisboa, assenta no convite à participação de estudantes do ensino profissional e superior da área do cinema/vídeo e biologia num curso básico de formação sobre o tema “Biodiversidade e estilos de vida”, constituído por três módulos temáticos (teóricos e práticos). O curso termina com a realização de obras de vídeo, por parte dos formandos, filmes esses que constituirão suportes de difusão de informação e sensibilização de novos públicos sobre o binómio biodiversidade/estilos de vida.
Informação do Projeto
2009-02-01
2009-07-31
Parceiros do Projeto
Os Premiados do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação: Análise dos Percursos Científicos e Profissionais
Tomando como referência os premiados do programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação, este projecto visa analisar as carreiras académicas e profissionais de jovens investigadores portugueses, explorando, entre outros, as condições geradoras de vocações científicas e os contextos e dinâmicas actuais da ciência na sociedade portuguesa. Mais especificamente o projecto baseia-se nos seguintes procedimentos: análise documental dos dossiers de candidatura e dos CV’s actualizados dos premiados, entrevistas biográficas a uma amostra dos premiados e entrevistas de contextualização a elementos do júri do Programa.
Informação do Projeto
2007-07-01
2008-01-30
Parceiros do Projeto