Ciência-IUL    Autores    Liliana Azevedo    Currículo
Resumo CV

Liliana Azevedo trabalhou durante cerca de quinze anos em ONG nos domínios dos direitos humanos, em particular os das mulheres, e do desenvolvimento. Doutoranda em Sociologia no ISCTE-IUL desde finais de 2017, é atualmente bolseira de doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/128722/2017). O seu projeto de tese, que está a ser desenvolvido sob a orientação de Rui Pena Pires (CIES/ ISCTE-IUL) e a co-orientação de Karin Wall (ICS-UL) e de Gianni D'Amato (Swiss Migration Forum/ UNINE), incide sobre emigrantes portugueses/as na Suíça na idade da reforma, numa perspetiva transnacional e de género. 

É Associated Doctoral Student do nccr - on the move (National Center of Competence in Research –The Migration-Mobility Nexus), na Suíça.

É também Investigadora Associada do Observatório da Emigração (OEm).

Depois de ter integrado a Direção do Núcleo de Estudantes de Sociologia do ISCTE-IUL (NESISCTE), tendo co-organizado as 2as Jornadas de Sociologia em fevereiro de 2019 e participando ativamente no jornal Socialis, ocupa atualmente o cargo de presidente da Mesa de Assembleia.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Portugal - Lisboa
Doutoramento Sociologia 2017 - 2021
ISCTE-IUL
Portugal - Lisboa
Mestrado Estudos Africanos 2011 - 2014
Universidades de Lausanne e Genève
Suíça
Mestrado Estudos de Género 1998 - 2001
Universidade de Lausanne
Suíça
Licenciatura Ciências Sociais 1995 - 1998
Áreas de Investigação
Emigração portuguesa; Migração de regresso; Género e migrações; Envelhecimento e mobilidade; Famílias transnacionais; Percursos de vida; Métodos biográficos; Migrações e cultura material
Sociologia Ciências Sociais
Antropologia Ciências Sociais