Ciência-IUL    Autores    Maria de Fátima Ferreiro    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Planeamento territorial para a mudança
Nos últimos anos, toda a base legal e regulamentar do Sistema de Planeamento Português sofreu uma reforma ambiciosa e de longo alcance. No entanto, hoje, como no passado, o grande esforço na produção de nova legislação e regulamentação não foi acompanhado por um esforço semelhante na produção de doutrina de planeamento, aqui entendido como um vasto e coerente conjunto de políticas de planeamento e medidas de implementação, capazes de melhorar, do ponto de vista técnico e científico e sob uma abordagem baseada em evidências, não só a qualidade da prática de planeamento, mas também, e principalmente, seu papel pró-ativo, incorporando novos e emergentes tópicos e desafios e preocupações sociais, promovendo mudanças e abertura a novas vias de transição para o futuro. Este papel pró-ativo de planeamento, defendido aqui, contrasta com a sua posição conservadora tradicional em Portugal (e em outros Estados-Membros da UE), de olhar para trás e passivamente acomodando, senão desacelerando, a mudança e a reforma social e física de nossas cidades e metrópoles . O planeamento pode, e deve, constituir um dispositivo transformador nas nossas cidades na Europa e em outros lugares, particularmente nos tempos atuais e com uma visão a longo prazo. De fato, as mudanças atuais parecem muito mais profundas nos tecidos urbanos existentes experimentando recomposições profundas de funções e atividades, do que em termos físicos, em termos estritos, onde os investimentos passados em infra-estruturas e no ambiente construído pareciam ter excedido a procura real e gerado um excedente da reserva de construção que, alguns anos depois, ainda permanece parcialmente vazia ou subutilizada. O programa de Planeamento Espacial para Mudança (SPLACH) baseia-se em algumas das principais áreas de conhecimento dos centros de pesquisa CITTA, DINÂMIA'CET-IUL e GOVCOPP. Foram identificadas duas a três principais áreas de conhecimento para cada centro: cidades pós-carbono, políticas transformadoras, ordenamen...
Informação do Projeto
2017-01-01
2021-02-28
Parceiros do Projeto
Social Enterpreneurship in Structurally Weak Rural Regions: Analysing Innovative Troubleshooters in Action
Projecto H2020 inserido na call H2020-MSCA-ITN-2016 (European Training Networks). A rede internacional do projecto compreende a Alemanha (coordenação geral), a Áustria, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Polónia e Portugal. O projecto investiga o papel da inovação social em territórios rurais com problemas estruturais (p.e. envelhecimento, desertificação) procurando perceber a amergência, disseminação e impacto da inovação social e das actividades de empreendedores sociais. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade estão presentes nas equipas dos Países do consórcio através da integração da academia e de empresas sociais localizadas nas diferentes regiões rurais. O projecto tem como principal propósito o desenvolvimento de teses de doutoramento por parte de 10 investigadores juniores (Early Stage Researchers), alunos de doutoramento  que foram recrutados em contexto altamente competitivo. O trabalho de investigação e a preparação dos doutoramentos destes jovens investigadores envolvem a realização de estágios nas empresas sociais que integram o consórcio Ruraction em cada País. O projecto envolve a realização de dois seminários por ano (Spring and Fall) nos diferentes Países, além de conferências e regional roundtables com a presença de especialistas nos temas do desenvolvimento regional. No caso Português a região que corresponde ao caso de estudo é o Baixo Alentejo e a ADCMoura é a empresa social parceira e onde têm tido lugar estágios dos investigadores e um seminário. 
Informação do Projeto
2016-12-01
2021-01-31
Parceiros do Projeto
Inforest - Research and Innovation Centre for "Non-wood forest raw materials"
Proposta para criar um Centro de Co-localização InForest, que integra atividades de educação, pesquisa e inovação e empreendedorismo, com os seguintes objetivos: 1. Caracterização da fila da floresta em Portugal, destacando o sobreiro, incluindo o mapeamento das partes interessadas ao longo da cadeia de valor; 2. Percepção do valor das florestas e das matérias-primas florestais em termos e práticas económicas, sociais e ambientais associadas à gestão sustentável e ao aprimoramento da qualidade das matérias-primas não madeireiras (por exemplo, cortiça e resina), com aumento da certificação; 3. Mapeando o "ecossistema de inovação" do setor, a fim de identificar oportunidades e desenvolvimento de empreendimentos em toda a cadeia de valor; 4. Pesquisa de áreas não abrangidas pela pesquisa e formação profissional relacionadas com o aprimoramento da qualidade das matérias-primas florestais não-madeireiras, em especial produção, extração e tecnologias de processamento de cortiça; 5. Identificação de formas de promover o associativismo, a coleta de informações e a coordenação das partes interessadas presentes em toda a cadeia de valor, incluindo a articulação e o desenvolvimento de parcerias com entidades relacionadas ao design, arquitetura e outras atividades de natureza artística e criativa; 6. Estudo de mercado para a criação de produtos de pós-graduação e pós-graduação e formação profissional (formal e informal) sobre matérias-primas florestais e florestais; 7. Proposta para desenvolver formas de disseminar o conhecimento sobre a floresta e sobre o sobreiro, através de iniciativas voltadas para o sistema escolar (escolas primárias e secundárias) e a sociedade em geral; 8. Preparação da aplicação à Comunidade de Inovação do Conhecimento (KIC) (Instituto Europeu de Tecnologia (EIT), 2014).
Informação do Projeto
2014-03-01
2014-09-30
Parceiros do Projeto
"Fostering Intergenerational Entrepreneuship" - Avaliação Externa
A avaliação externa do projeto "Fostering Intergenerational Entrepreneurship" da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realizada pelo Dinâmia-CET, é um requisito da call e é um processo que monitoriza todas as etapas do desenvolvimento do projeto. O quadro metodológico identifica: i) Dimensões principais do projeto ; ii) ações a serem desenvolvidas dentro dessas dimensões; iii) indicadores para avaliação de ações; e iv) técnicas a serem utilizadas para a recolha de dados. O envolvimento dos atores sociais, além dos participantes, que são relevantes para o desenvolvimento e sucesso do Projeto, justifica a observação e caracterização do público em geral e a realização de sessões participadas com parceiros. Portanto, três grupos de atores serão considerados: participantes, público em geral e parceiros. Os participantes serão consultados (3 questionários e 2 grupos focais) durante as diferentes fases do experimento social para obter informações relacionadas ao perfil, expectativas, opções e ações desenvolvidas durante o projeto. Os parceiros estarão envolvidos em 2 grupos focais que visam o debate dos objetivos, evolução, resultados e desenvolvimentos futuros do projeto em relação ao projeto de políticas públicas. O público em geral será considerado para avaliar a eficácia da disseminação e a incorporação do Projeto em domínio público. O cadastro público em eventos e a referência do Projeto por media e redes sociais contribuirão para a consecução desse objetivo.
Informação do Projeto
2013-12-01
2015-07-31
Parceiros do Projeto
Crossing Boundaries: Knowledge and Technology Transfer and Innovation
CrossingBoundaries visa desenvolver, através de um programa de intercâmbio de pessoal, uma nova comunidade de pesquisa internacional e multidisciplinar que trabalhe na exploração dos processos, desafios e implicações sobre o desempenho da inovação de transferência de conhecimento e tecnologia através das fronteiras nacionais. Esta comunidade de pesquisa se concentrará particularmente em abordar cinco questões de pesquisa: 1. Quem são os atores envolvidos no processo de transferência de conhecimento e tecnologia para fins de inovação nas fronteiras nacionais? 2. Quais são os processos de transferência de conhecimento e tecnologia através das fronteiras nacionais e como elas diferem de acordo com os atores envolvidos? 3. Como os fatores contextuais (como divergência institucional, diferenças culturais e distância geográfica) influenciam os processos de transferência de conhecimento e tecnologia através das fronteiras nacionais? 4. Como os fatores organizacionais (como as capacidades tecnológicas e a capacidade de absorção da empresa) influenciam os processos de transferência de conhecimento e tecnologia através das fronteiras nacionais? 5. Quais são as implicações para a política e a transferência de políticas para a inovação? O programa contribuirá no desenvolvimento de construções teóricas para abordar as cinco questões de pesquisa acima, e fornecerá uma base de evidências extraídas da experiência dos países envolvidos em CrossingBoundaries que poderiam ser usados ??para informar futuras pesquisas e políticas. O projeto proposto também desenvolverá estudos de casos nacionais que exploram aspectos específicos (aspectos territoriais, organizacionais e políticos) dessas questões. Um objetivo importante do programa é criar uma parceria duradoura e futuras pesquisas colaborativas. Isto será alcançado de duas maneiras. Em primeiro lugar, o desenvolvimento de parcerias interinstitucionais de supervisão de doutorado que desenvolverão novos pesquisadores (aumentando ...
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2012-12-01
2016-11-30
Parceiros do Projeto
PERIURBAN - Peri-urban areas facing sustainability challenges:scenario development in the Metropolitan Area of Lisbon
O principal objetivo deste projeto é avaliar o potencial dessas áreas periurbanas para enfrentar os desafios futuros para o desenvolvimento sustentável em um mundo em mudança. Tem como objetivo analisar em profundidade as áreas periurbanas da Área Metropolitana de Lisboa (AML), suas características ambientais, sociais, económicas e institucionais, utilizando uma abordagem prospectiva. Metodologia: Para atingir esse objetivo, este projeto visa: (1) identificando tipologias de áreas periurbanas com base nas suas características ecológicas, sociais, económicas e institucionais para a Região Metropolitana de Lisboa; (2) criando visões para áreas periurbanas de acordo com sua tipologia, desenvolvendo cenários para estudos de caso com base em: (a) compreensão dinâmica estrutural e funcional de cada tipologia, levando em consideração: serviços de ecossistemas fornecidos por cada tipologia, identificando vulnerabilidades; atividades económicas, seu potencial inovador e padrões de demanda em constante evolução; qualidade de vida percebida da população residente e sua expectativa em relação a desenvolvimentos futuros; modelos de governança e sistemas de ordenamento do território a escala local, avaliando seu potencial de mudança; e (b) participação dos peritos e das partes interessadas, identificando os desafios específicos que devem ser enfrentados por cada tipologia periurbana, nomeadamente em termos de formulação de objetivos de qualidade de sustentabilidade; (3) intercalar a ciência e a prática comunicando os conhecimentos adquiridos em pesquisa e informações úteis e relevantes para urbanistas e decisores, desenvolvendo diretrizes de planeamento estratégico e modelos de governança com as partes interessadas e visando orientações para lidar com os desafios enfrentados pelas áreas periurbanas.
Informação do Projeto
2012-03-21
2015-07-31
Parceiros do Projeto
As políticas, as organizações e as práticas de educação/formação
The central concept behind this project is to analyze the emergence and consolidation of social entrepreneurship within the context of the changes undergone by Portuguese society over the last decades, taking on board the international debate and alternatives to the capitalist model. The core objectives of the project are: a) to analyze the structures and dynamics of social entrepreneurship in Portugal; b) to make policy recommendations for social entrepreneurship in the fields of employment and education/training, organizational and management models.Methodology: The aim is to meet these objectives through an approach based on three analytical axes, combining both extensive and intensive methodologies, the latter based on participatory action research. These events shall be included in a documentary about social entrepreneurship for informative and didactic purposes, in order to disseminate this concept to regional and local communities and to society in general. A platform of social entrepreneurship, that can be accessed free of charge, will be one of the innovative products of the project, which shall include the documentary, a bibliographic database, a repository of public policies, a database of teaching/training institutions, and pedagogical guidelines, among a wide array of products generated during 3 years of project and that come to be regarded as relevant for dissemination purposes.
Informação do Projeto
2012-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Choice beyond (in)commensurability: controversies and public decision making on territorial sustainable development (BECOM)
Este projeto destina-se a explorar dispositivos de tomada de decisão (instrumentos e procedimentos) e seu papel no confronto de conflitos entre os valores (incomensuráveis) à medida que surgem no processo de tomada de decisão pública sobre a sustentabilidade de projetos com grande impacto no meio ambiente. Com a Directiva 2001/42 / CE da União Europeia, o procedimento de avaliação conhecido como Avaliação Ambiental Estratégica (SEA) tornou-se um instrumento importante para a implementação de políticas de desenvolvimento territorial sustentáveis ??na UE. A decisão pública é, portanto, chamada a traduzir na prática o objetivo do desenvolvimento sustentável territorial - um princípio orientador da ação pública que exige a composição de definições diferentes e muitas vezes contrastantes sobre bens comuns desejáveis ??para prosseguir. No entanto, a forma como essa composição pode ser alcançada deixa espaço para controvérsias e arranjos variados, dependentes do contexto. O projeto combina duas explorações diferentes, mas entrelaçadas. O primeiro é o objetivo de analisar a tradução de abordagens monistas e pluralistas em "dispositivos de decisão" (análise custo-benefício, abordagens integradas e multi-critério). O segundo eixo é dedicado à observação de como esses dispositivos foram promulgados em controvérsias relativas a grandes projetos de infraestrutura, especificamente: a decisão sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, a decisão de construção da barragem de Tua e a decisão sobre a extensão do aeroporto de Milão.
Informação do Projeto
2010-04-01
2013-09-30
Parceiros do Projeto