Projetos de Investigação
Growing Up in Digital Europe Preparation Phase
  The Growing Up in Digital Europe Preparatory Phase (GUIDEPREP) project further develops the research infrastructure (RI) necessary to implement the GUIDE birth cohort study. This preparatory work will take place across 2022 to 2025 to ready the RI for the fullscale piloting of the GUIDE in 2026 and the first full wave of data collection in 2027. Once operational, GUIDE will collect data about individual children growing up in Europe until those children are aged 24-years in approximately 2053. GUIDE will be Europe’s first comparative birth cohort study of children’s and young people’s wellbeing. The aim of the GUIDE study is to track children’s personal wellbeing and development, in combination with key indicators of children’s homes, neighbourhoods, and schools, across Europe. GUIDE will be an accelerated cohort survey including a sample of infants as well as a sample of school age children. Each Member State and Associated Country will provide nationally representative samples that are designed to retain statistical power throughout the lifetime of the study. The harmonized design will create the first internationally comparable, nationally representative, longitudinal study of children and young people in Europe. Currently the GUIDE RI is in its preparatory phase, which involves the establishment of necessary operational procedures and further crystallisation of the study concept and design. To realise the GUIDE full-scale pilot in 2026 and first wave of fieldwork in 2027, the RI needs to develop administratively, technologically, financially, scientifically, and legally. This GUIDEPREP proposal lays out clear aims for these developments in an interlocking system of activities that are shared across consortium partners and managed by the GUIDE leadership team.
Informação do Projeto
2022-10-01
2026-09-30
Parceiros do Projeto
Inovação na Avaliação de Impacto em Políticas Públicas: contributos para a avaliação da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário do Plano de Recuperação e Resiliência
O projeto visa desenvolver e testar uma abordagem metodológica inovadora de avaliação de impacto destinada à próxima geração de políticas públicas financiadas com fundos comunitários (2021-2027). Esta abordagem metodológica está ancorada na triangulação de três métodos base: Abordagem Científica da Política, Análise Comparativa Qualitativa e Método de Valoração Contingente. A aplicação e teste da proposta metodológica incidirá sobre a Prioridade de Investimento 08 do Portugal 2020 e respetivas operações de apoio à habitação social (desenvolvidas no âmbito dos programas operacionais regionais). Com esta opção procura-se construir uma metodologia de impacto enquadrada na lógica da «avaliação baseada na teoria» e de tipo «avaliação realista» que maximize o potencial da conjugação de duas teorias essenciais para a Ciência das Políticas Públicas da atualidade, a Teoria da Programação e a Teoria da Causalidade. Além disso, tem igualmente como pano de fundo a integração de dois pilares básicos da governação pública: a lógica das políticas públicas orientadas para os resultados e o princípio das políticas baseadas na evidência. Considera-se que a principal mais-valia da inovação metodológica inerente ao projeto não se esgota no cálculo global dos efeitos das intervenções, procurando dar um passo em frente ao centrar o seu foco no conhecimento detalhado das relações causais que lhe são comprovadamente inerentes e de lhe atribuir uma valoração económica efetiva, já não somente na perspetiva das realizações, mas acima de tudo na perspetiva do impacto real.
Informação do Projeto
2022-01-01
2023-01-31
Parceiros do Projeto
COhort cOmmunity Research and Development Infrastructure Network for Access Throughout Europe
The aspiration to secure the wellbeing of children and young people is explicit in Grand Challenges such as the UN’s Sustainable Development Goals. The EU has similarly highlighted the importance of securing the future of children and young people. It has become accepted that inequalities must be thought of longitudinally and not regarded as static events unrelated to prior events and future likelihoods. Policy makers must ensure that they base their policy interventions and adjustments on the best evidence available and this must include, inter alia, cohort survey data. COORDINATE will begin to fill the serious and extensive gaps in the availability of robust and suitable data for the monitoring and evaluation of child wellbeing in Europe. The COORDINATE project brings together 22 partners from 14 countries who will initiate the community of researchers and organisations that will drive forwards the coordinated development of comparative birth cohort panel survey research in Europe. COORDINATE will: • Facilitate improved access to international birth cohort panel and cross-sectional survey data • Extend the consortium network to maximise EU and European coverage for a future Europe wide accelerated birth cohort survey • Undertake joint research in the form of a large-scale cohort pilot survey using a harmonised instrument and research design in key European countries The infrastructural community initiated by COORDINATE will benefit from enhanced access to current infrastructural data platforms, and will promote the harmonisation of and improve access to international cohort panel survey data in the study of children as they grow up. COORDINATE continues the research initiated in the FP7 Measuring Youth Well Being project (GA613368) and the H2020 European Cohort Development Project (GA777449) to prepare the next phases of Europe’s first cross-national accelerated birth cohort survey: EuroCohort - Growing Up in Digital Europe (GUIDE).
Informação do Projeto
2021-04-01
2025-03-31
Parceiros do Projeto
Barreiras ao recrutamento nas Forças Armadas
O objetivo geral do Estudo é recolher, analisar e comparar informação documental, estatística e qualitativa sobre as dinâmicas específicas do recrutamento militar (normal e especial), de forma a produzir um conhecimento aprofundado das várias dimensões e contextos deste processo. Nesse sentido, pretende-se desenvolver uma pesquisa com análise comparativa, que permita uma reflexão sobre os constrangimentos ao recrutamento nas fases que antecedem o início da prestação de serviço militar dos/as jovens nas FFAA (percurso entre a candidatura e o final da formação no caso do recrutamento normal e entre a candidatura e o ingresso para o recrutamento especial). 
Informação do Projeto
2020-12-03
2023-07-31
Parceiros do Projeto
Vidas Vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família
A perspetiva do curso de vida combina uma abordagem rigorosa, crítica, e teoreticamente flexível com temas intrínseca e classicamente sociológicos, por um lado, e com pluralismo metodológico, por outro. Neste projeto ambiciona-se criar e consolidar pontes entre a tradição e o futuro das pesquisas do curso de vida, abordando para tal um dos seus estimados, mas sub-explorados empiricamente, princípios teóricos: o das "linked lives", no qual se baseia a ideia de que ?each generation is bound to fateful decisions and events in the other?s life course?. Usar-seá a família como microcosmos da interdependência dos eventos de vida, por um lado, e dos efeitos cruzados entre os eventos de vida dos membros de uma família, por outro. Numa lógica multidimensional, este projeto pretende responder a questões diferentes mas inter-relacionadas sobre a interdependência dos eventos de um indivíduo ao longo da sua vida (incluindo diferentes esferas de vida) e no interior da sua família (como um todo e direcionado a membros particulares da família). Seguir-se-á uma abordagem quantitativa com base nos dados multinível e longitudinais do EU-SILC, procurando responder a questões relacionadas com os efeitos cruzados entre as esferas da família, do trabalho e do bem-estar. Esta componente europeia, macro e comparativa vai simultaneamente facultar informações acerca da existência e características da especificidade do caso português, úteis para o desenvolvimento posterior e simultâneo da componente qualitativa do projeto. Na investigação qualitativa deste projeto (baseada em fontes primárias, recolha de 80 a 100 entrevistas) pretendese aceder às subjetividades e intencionalidades da ação associadas aos eventos de vida e de família experienciados e seus efeitos, como factor fundamental para a compreensão entre os elos de interdependência entre os eventos e as pessoas da mesma família. Serão desenvolvidas entrevistas biográficas com calendários de vida e árvores genealógicas, que serão sujeitas...
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2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
European Cohort Development Project
The European Cohort Development Project (ECDP) is a Design Study which will create the specification and business case for a European Research Infrastructure that will provide, over the next 25 years, comparative longitudinal survey data on child and young adult well-being. The infrastructure developed by ECDP will subsequently coordinate the first Europe wide cohort survey, named EuroCohort.
Informação do Projeto
2018-01-01
2019-12-31
Parceiros do Projeto
Measuring Youth Well-Being
MYWeB takes a balanced approach to assessing the feasibility of a European Longitudinal Study for Children and Young People (ELSCYP) through prioritising both scientific and policy imperatives. Striking the appropriate balance between science and policy is guaranteed through the use of an evaluation/appraisal methodology which ensures that the outcomes will be methodologically robust, technically feasible and will represent value for money. A full scale pilot study in six countries means original empirical data on field experiences will provide direct evidence of the feasibility of an ELSCYP. Engagement with a wide range of stakeholders including policy-makers at a European, Member State and regional level ensures that the project outcomes take into account the broadest range of policy makers. Questions about the “value added” that a longitudinal survey can offer over a cross-sectional survey will, therefore, be fully informed by policy agendas. Children and Young People are integrated into the project plan to contribute to the operationalisation of notions of well-being as well as in understanding the best modes of conducting an ELSCYP. The MYWeB consortium contains researchers from a variety of disciplinary backgrounds and provides expertise in the areas of children and young people’s well-being, childhood care; education; the environment in which a child grows up, childhood/youth work and leisure and participation. In addition, all teams are experienced in undertaking questionnaire survey research. Each Delivery Partner and Collaborator in the consortium is part of the FP7 funded MYPLACE project and have direct experience of working with one another on a large and complex project and the requirements to deliver to contract. The consortium contains a team with international repute in the methodology of longitudinal surveys ensuring that the project outcomes are informed by cutting edge scientists working in this field of methodology.
Informação do Projeto
2014-03-03
2016-09-02
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • MMU - Líder (Reino Unido)
  • UB - (Alemanha)
  • UPF - (Espanha)
  • IPI - (Croácia)
  • UD - (Hungria)
  • DU - (Letónia)
  • - - (Grécia)
  • TU - (Estónia)
  • UCM - (Eslováquia)
  • CRRC - (Geórgia)
  • EU - (Reino Unido)
  • UCAM - (Reino Unido)
MYPLACE: Memory, Youth, Political Legacy and Civic Engagement
O projecto de investigação MYPLACE procura conhecer o modo como a participação social dos mais jovens é moldada pelas sombras (passadas, presentes e futuras) do totalitarismo e populismo na Europa. No plano conceptual, o objectivo é superar a comparação segmentada das ‘culturas políticas’ nacionais ou das classificações reificadas de heranças políticas (‘pós-comunista’/’liberal-democrática’); localiza-se, antes, na natureza pan-Europeia das diversas tradições filosóficas e políticas populistas e radicais e na natureza cíclica e não nóvel da popularidade de que actualmente gozam. Empiricamente, o projecto MYPLACE irá utilizar uma combinação de instrumentos de pesquisa, inquérito por questionário, entrevistas e observação etnográfica, com vista à disponibilização de informação empírica nova de natureza pan-Europeia, procurando não apenas medir os níveis de participação dos jovens mas igualmente o sentido que estes lhe atribuem. No plano analítico, embora se focalize especificamente na ‘juventude’ e na contextualização histórica e cultural da participação social dos jovens, o projecto MYPLACE visa substituir a muitas vezes abstracta e rotineira repetição das razões do ‘desengajamento’ juvenil em relação à acção política por um mapeamento empiricamente rico do entendimento que os jovens fazem do espaço cívico e político onde habitam. No plano das políticas, o projecto MYPLACE procura identificar os obstáculos e factores facilitadores da reclamação, por parte dos jovens, da arena política Europeia como espaço de direito próprio.
Informação do Projeto
2011-06-01
2015-09-30
Parceiros do Projeto
Estudo exploratório qualitativo sobre os jovens trabalhadores inseridos em trabalhos pouco qualificados
Através deste projecto de investigação de natureza qualitativa procurar-se-á aprofundar o conhecimento acerca da integração da corte populacional entre os 18 e os 34 anos em enquadramentos laborais pouco qualificados e de baixa remuneração. As circunstâncias específicas desta integração laboral deverão ser investigadas em articulação com as dimensões de habilitação escolar, qualificação profissional, regime laboral e características do agregado familiar em quatro concelhos do País de características diferenciadas: Lisboa, Porto, Setúbal e Guimarães.
Informação do Projeto
2010-03-15
2010-10-15
Parceiros do Projeto
A construção de um Arquivo de Dados em Ciências Sociais
O projecto pretende criar um Arquivo de Dados em Ciências Sociais que reúna e organize a informação sobre a sociedade portuguesa resultante da aplicação de inquéritos ou de estudos à opinião pública realizados pela comunidade académica em geral.
Informação do Projeto
2010-03-01
2013-03-30
Parceiros do Projeto
Learn-Tech, Tecnologias da Informação e Comunicação e Aprendizagem
Este projecto de investigação pretende analisar e compreender um aspecto particular da relação entre tecnologia e sociedade. Procura-se investigar a forma como as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) estão a ser integradas e utilizadas na escola e nos processos de ensino e aprendizagem no ensino secundário.
Informação do Projeto
2010-02-01
2012-07-31
Parceiros do Projeto
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
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Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto