Animais de produção: representações, práticas e atitudes
O consumo de produtos de origem animal consubstancia-se numa hegemonia atuante, o que torna a sua reprodutibilidade previsível, amiúde normativa. Contudo, a exploração / consumo dos 'animais de produção' apresenta preocupantes impactos (cada vez mais documentados por ONGs): na saúde humana, nos animais, ambiente, e (danosa) gestão de recursos naturais.
Sustenta-se que as representações culturais desempenham um papel central no agudizar destas problemáticas, através do incentivo / manutenção de determinadas perceções sociais em torno dos animais, mediante duas ordens estruturantes: uma que atua pela omissão das práticas exploratórias a que estão sujeitos; e uma outra que atua pela mitificação (i.e.: em relação às suas características, como vivem, etc.).
Esta investigação pretende constituir enquanto casos de estudo representações paradigmáticas sobre animais, ou produtos derivados, e averiguar a suas (potenciais) repercussões no tecido social.
Adicionalmente, através da consulta de relatórios da agropecuária portuguesa, bem como da inquirição a indivíduos de contextos exploratórios, pretende-se compreender as práticas e atitudes humanas para com os animais.
Informação do Projeto
2018-11-01
2024-10-31
Parceiros do Projeto
O carnismo na cultura mediática portuguesa
Carnismo é um termo definido por Joy (2010), como um invisível sistema de crenças que regulamenta que consumidores/as consumam determinados animais e criem laços afetivos com outros (eg. ato de comer porcos mas cuidar de cães). Enquanto massivamente produzido e interiorizado, o carnismo tem implicações diretas nas perceções humanas em relação aos animais não humanos explorados; surge como neutro, aparentemente “natural” e indispensável. É, também, uma ideologia organizada em torno da produção intensiva e extensiva dos designados animais para consumo que, à semelhança de outras ideologias necessita de mitificar, esconder, ocultar, disfarçar, e amenizar os seus nefastos impactos de forma a garantir a adesão dos/as consumidores/as. É, precisamente, o sistema cultural carnista, integrado no contexto português, que este trabalho pretende analisar: as representações mediáticas dos animais para consumo, circunscritas a um marco temporal entre 2014-2015: na publicidade, cinema, materiais publicados (jornais, revistas, livros infantis) e sistema linguístico.
Informação do Projeto
2014-01-01
2018-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Adaptação da Estratégia, Organização e Práticas Sindicais às Transformações Económicas Organizacionais e Sociais em Portugal
Propõe-se com este projecto investigar as mutações em curso no sistema sindical português com vista às adaptações à mudança socioeconómica.
Informação do Projeto
2000-12-27
2003-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- FCT - (Portugal)