Projetos de Investigação
BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Nepalese Education in E-health - Master
Nepalese Education in E-health - Master (NEEM) targets the shortage of specialists in health information systems in Nepal through establishing two master programmes at Kathmandu University and Pokhara University. Each programme will admit 10 students the first year and expand to 20 over a two years period. The programmes will include a lab where research students will collaborate with the Ministry of Health and other Nepalese organisations on health information systems in Nepal and which be developed into a model for the Provincial Health Information Hubs envisaged by the MoH. The labs will also be used for in-service training of health personnel. The European partners University of Oslo (UiO) and The University Institute of Lisbon have long experience in working with partners in LMICs and Europe on eHealth. The University of Oslo is also involved in projects for course development with partners in India and Africa, and course material developed in these projects will be used as a basis and adapted for Kathmandu and Pokhara universities. Eight lecturers from the Nepalese partners will be funded by the project for PhD education; one at UiO and seven at Indian universities which UiO collaborates with in academic projects in the health information systems area. Eight master students will do exchange visits between Nepal and Europe, and scholarships will be awarded to four female master students in Nepal. Expected impacts are that the master programmes will continue running after project funding ceases, that Kathmandu and Pokhara universities attract collaborative projects in Nepal and internationally, and that master programme graduates gain skills which are useful in their work.
Informação do Projeto
2023-02-01
2026-02-01
Parceiros do Projeto
Childhood Cancer International: Global Mapping
Informação do Projeto
2022-01-03
2023-02-28
Parceiros do Projeto
resilient@uni
Vários estudos têm mostrado evidências de sofrimento psicológico entre as gerações mais jovens e, em particular, nos estudantes universitários. O contexto da pandemia COVID-19 gerou ainda mais desafios, com impactos acrescidos neste grupo. O projeto resiliente@uni reúne um grupo de psicólogos de diferentes áreas de especialidade (por exemplo, psicologia social, educacional e clínica) para explorar a saúde mental e física desta população, identificando potenciais fatores de risco e de proteção, a diferentes níveis, desde variáveis intra-individuais a contextos sociais. Estes resultados destinam-se a informar programas e políticas de intervenção adequados para abordar esta questão. O projeto foi realizado em colaboração com estudantes: Catarina Caseiro Guilherme Manica Joana Maciel Ricardo Marques Joana de Moraes  
Informação do Projeto
2021-01-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto
Antecedents and consequences of partners’ helping behavior in the context of pain: A motivational approach.
Informação do Projeto
2018-08-27
2018-08-27
Parceiros do Projeto
Stigma and Chronic Pain: How does stigma get under the skin?
Informação do Projeto
2018-08-27
2018-08-27
Parceiros do Projeto
Validação psicométrica da versão portuguesa do Breakthrough Pain Assessment Tool (BAT_P)
Informação do Projeto
2017-12-04
2018-12-31
Parceiros do Projeto
Sobre as dores da posição social: Compreender o papel do estatuto social de um paciente nas práticas de avaliação e gestão da dor
Informação do Projeto
2016-07-01
2019-06-30
Parceiros do Projeto
INTEGRA: Promoção da Integração entre Ensino e Investigação na Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL
O INTEGRA I&E consistiu num projeto de investigação-ação, que, ao longo do biénio 2014/2016, visou a avaliar o hiato entre discursos e práticas de promoção da integração investigação no ensino  na Escola de Ciências Sociais e Humanas  do ISCTE-IUL e, simultaneamente, estimular a construção coletiva e participada de estratégias que minimizassem este hiato.
Informação do Projeto
2014-09-01
2016-08-31
Parceiros do Projeto
A versão portuguesa do Breakthrough Pain assessment Tool (BAT-P): Adaptação cultural e validação
Informação do Projeto
2013-12-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
Iniquidades de sexo nos julgamentos e acções face à dor de outros: O impacto moderador dos contextos
  Existe um cada vez maior número de pessoas que sofrem, por períodos de meses ou anos, de dores persistentes que não estão associadas a qualquer tipo de doença ou de lesão. Os dados epidemiológicos internacionais referem que, em média, 35,5% das pessoas experienciam dor crónica (DC) e que 11% dos adultos apresentam DC grave e incapacitante. A guerra contra a dor tem uma história relativamente recente tanto a nível nacional como internacional, havendo ainda muito por fazer. De facto, a dor tem sido um dos tópicos de investigação mais negligenciados na história da medicina. É só com a Teoria do Portão (Melzack e Wall, 1965) que a dor, que era tradicionalmente vista como uma resposta directa e linear a um estímulo, passa a ser concebida como um fenómeno de natureza bio-psicosocial. Uma área de investigação recente que reflete uma abordagem do fenómeno da dor nas suas vertentes biológica, psicológica e sócio-cultural é aquela que procura analisar as variáveis relativas ao sexo e género na experiência de dor. Efetivamente, os estudos sobre o sexo e género na experiência de dor procuram integrar variáveis de natureza psicológica e social para uma melhor compreensão do fenómeno. Esta foi uma das constribuições mais gerais deste projecto. Partindo de evidências que apontam para diferenças de sexo na experiência de dor, este projeto procurou estabelecer uma ponte entre duas linhas de literatura que raramente se cruzavam: 1) a literatura sobre crenças de controlo e estratégias de coping, de natureza predominantemente individualista e psicológica; e 2) os estudos de género, que acrescentam uma perspectiva sociológica e psicossocial. O projeto partiu de uma abordagem geral sobre a forma como leigo/as e técnico/as de saúde (ex., enfermeira/os e médico/as de família) percebem a dor crónica e factores de género associados. Mais especificamente, procurou-se entender até que ponto as pessoas possuiam expectativas de papel de género face ao controlo sobre a dor e estraté...
Informação do Projeto
2007-04-04
2009-08-03
Parceiros do Projeto
Teorias implícitas sobre dor crónica e género: Dos técnicos de saúde aos pacientes
   
Informação do Projeto
2005-10-01
2008-10-01
Parceiros do Projeto