Projetos de Investigação
HAT - Agricultura e Mobilidade em Cidades de 15 Minutos (15mC). Comunidades orientadas para o transporte público e produção alimentar para um Desenvolvimento Orientado para a Proximidade (PODs) verde
A dependência de alimentos e combustíveis importados é hoje um grave desafio urbano. A automobilidade alterou a dinâmica da vida urbana num ciclo vicioso de produção de expansão urbana, causando grandes danos ambientais e contribuindo para uma vida atomizada e para o enfraquecimento dos laços comunitários. A Cidade dos 15 Minutos (15mC) é uma alternativa ao modelo de suburbanização que procura gerar hiperproximidade através da otimização da acessibilidade aos serviços. Este projeto promoverá a Agricultura e o Trânsito (HAT) no paradigma 15mC, explorando o potencial da agricultura urbana, placemaking e visões de cidades verdes combinadas com o Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD) como leitmotiv para impulsionar transições urbanas em direção a um Desenvolvimento Orientado à Proximidade (PODs) verde. Hyping implica promover ou divulgar intensamente a agricultura urbana (e periurbana) apoiada em mobilidades ativas e partilhadas. O projecto HAT ligará a investigação académica ao sector empresarial (para organizações com e sem fins lucrativos) para encorajar, impulsionar e catalisar transições urbanas no sentido de uma política de planeamento urbano verde de 15mC de cima para baixo e de iniciativas de criação de locais de baixo para cima relacionadas com a alimentação. Produzirá evidências empíricas e projetará conhecimento sobre agricultura urbana e TODs num contexto de 15mC e desenvolverá modelos de negócios viáveis ​​para PODs verdes buscando diminuir a necessidade de importação de alimentos e combustíveis, bem como a dependência do automóvel.
Informação do Projeto
2025-02-01
2028-01-31
Parceiros do Projeto
Planeamento territorial para a mudança
Nos últimos anos, toda a base legal e regulamentar do Sistema de Planeamento Português sofreu uma reforma ambiciosa e de longo alcance. No entanto, hoje, como no passado, o grande esforço na produção de nova legislação e regulamentação não foi acompanhado por um esforço semelhante na produção de doutrina de planeamento, aqui entendido como um vasto e coerente conjunto de políticas de planeamento e medidas de implementação, capazes de melhorar, do ponto de vista técnico e científico e sob uma abordagem baseada em evidências, não só a qualidade da prática de planeamento, mas também, e principalmente, seu papel pró-ativo, incorporando novos e emergentes tópicos e desafios e preocupações sociais, promovendo mudanças e abertura a novas vias de transição para o futuro. Este papel pró-ativo de planeamento, defendido aqui, contrasta com a sua posição conservadora tradicional em Portugal (e em outros Estados-Membros da UE), de olhar para trás e passivamente acomodando, senão desacelerando, a mudança e a reforma social e física de nossas cidades e metrópoles . O planeamento pode, e deve, constituir um dispositivo transformador nas nossas cidades na Europa e em outros lugares, particularmente nos tempos atuais e com uma visão a longo prazo. De fato, as mudanças atuais parecem muito mais profundas nos tecidos urbanos existentes experimentando recomposições profundas de funções e atividades, do que em termos físicos, em termos estritos, onde os investimentos passados em infra-estruturas e no ambiente construído pareciam ter excedido a procura real e gerado um excedente da reserva de construção que, alguns anos depois, ainda permanece parcialmente vazia ou subutilizada. O programa de Planeamento Espacial para Mudança (SPLACH) baseia-se em algumas das principais áreas de conhecimento dos centros de pesquisa CITTA, DINÂMIA'CET-IUL e GOVCOPP. Foram identificadas duas a três principais áreas de conhecimento para cada centro: cidades pós-carbono, políticas transformadoras, ordenamen...
Informação do Projeto
2017-01-01
2021-02-28
Parceiros do Projeto
MEMO - Evolution of the Lisbon metropolitan area metabolism. Lessons towards a Sustainable Urban Future.
Os objetivos do projeto são desenvolver uma análise comparativa do comportamento metabólico da Área Metropolitana de Lisboa em diferentes períodos históricos (desde o período pré-industrial até o presente) e, portanto, avaliar o comportamento da forma urbana (genericamente) ao sistema metabólico em uso no próprio período histórico em análise. Além disso, pretende-se identificar elementos de forma urbana em momentos históricos particulares que foram determinantes para transformar fluxos de material e água na cidade. A estrutura urbana da cidade será avaliada com base em metodologias fornecidas por (i) pesquisa de Contabilidade de Fluxo de Material Urbano, ii) contabilidade de fluxo de substância e (iii) avaliação da evolução morfológica da forma urbana. Essa avaliação da evolução do metabolismo urbano visa avaliar motivadores e respostas bem-sucedidas para transformar o metabolismo atual promovendo um ambiente urbano mais sustentável.
Informação do Projeto
2013-05-02
2015-07-31
Parceiros do Projeto