Projetos de Investigação
Grounded Ecological Transition for the Mediterranean
Coordenadora Local
"The project introduces an innovative GET approach (Grounded+Ecological+Transition) to pro-green urbanism and climate-sensitive territorial regeneration, tackling key challenges in the Mediterranean. It aims to create new curricula and networks of knowledge exchange to develop sustainable strategies, processes, and solutions that promote resilient, inclusive, and contextually-sensitive urban environments. This capacity-building initiative merges the place-based architectural and planning traditions of South-European schools to strengthen education, research and collaborative practice in the South Mediterranean (Egypt, Morocco) and Western Balkans (Albania, Montenegro). The project addresses the priority common needs in the regions (1) low effectiveness in the implementation of global policies, (2) fragmented and uncoordinated uni-sectoral plans, and finally, (3) the tardiness of the HE systems in qualifying graduates to address real development challenges and societal needs. The resulting curricula will be developed, tested, and transferred in a consortium of three European and seven non-European universities, alongside NGOs, that will drive structural education reform introducing integrative curricula, methodologies, and practical education. Curricula development process includes: (1) hands-on seminars for teacher training in Europe, and (2) workshops to test, fine-tune and contextualize content and methodologies. A second result is the establishment of an interdisciplinary, intersectoral network of upgraded GET Labs Labs in non-EU countries. The GET Labs will involve non-academics in the green transition and engage them with academia in an educational framework that is adaptable, practice-oriented, and responsive to local cultures, ecosystems, and socio-economic conditions. Ultimately, the project envisions enhanced HE systems that prepare young professionals to lead the green, sustainable and inclusive development of the Mediterranean."
Informação do Projeto
2026-02-01
2029-01-31
Parceiros do Projeto
HAT - Agricultura e Mobilidade em Cidades de 15 Minutos (15mC). Comunidades orientadas para o transporte público e produção alimentar para um Desenvolvimento Orientado para a Proximidade (PODs) verde
Coordenadora Global
A dependência de alimentos e combustíveis importados é hoje um grave desafio urbano. A automobilidade alterou a dinâmica da vida urbana num ciclo vicioso de produção de expansão urbana, causando grandes danos ambientais e contribuindo para uma vida atomizada e para o enfraquecimento dos laços comunitários. A Cidade dos 15 Minutos (15mC) é uma alternativa ao modelo de suburbanização que procura gerar hiperproximidade através da otimização da acessibilidade aos serviços. Este projeto promoverá a Agricultura e o Trânsito (HAT) no paradigma 15mC, explorando o potencial da agricultura urbana, placemaking e visões de cidades verdes combinadas com o Desenvolvimento Orientado ao Trânsito (TOD) como leitmotiv para impulsionar transições urbanas em direção a um Desenvolvimento Orientado à Proximidade (PODs) verde. Hyping implica promover ou divulgar intensamente a agricultura urbana (e periurbana) apoiada em mobilidades ativas e partilhadas. O projecto HAT ligará a investigação académica ao sector empresarial (para organizações com e sem fins lucrativos) para encorajar, impulsionar e catalisar transições urbanas no sentido de uma política de planeamento urbano verde de 15mC de cima para baixo e de iniciativas de criação de locais de baixo para cima relacionadas com a alimentação. Produzirá evidências empíricas e projetará conhecimento sobre agricultura urbana e TODs num contexto de 15mC e desenvolverá modelos de negócios viáveis ​​para PODs verdes buscando diminuir a necessidade de importação de alimentos e combustíveis, bem como a dependência do automóvel.
Informação do Projeto
2025-02-01
2028-01-31
Parceiros do Projeto
Planeamento territorial para a mudança
Investigadora Responsável
Nos últimos anos, toda a base legal e regulamentar do Sistema de Planeamento Português sofreu uma reforma ambiciosa e de longo alcance. No entanto, hoje, como no passado, o grande esforço na produção de nova legislação e regulamentação não foi acompanhado por um esforço semelhante na produção de doutrina de planeamento, aqui entendido como um vasto e coerente conjunto de políticas de planeamento e medidas de implementação, capazes de melhorar, do ponto de vista técnico e científico e sob uma abordagem baseada em evidências, não só a qualidade da prática de planeamento, mas também, e principalmente, seu papel pró-ativo, incorporando novos e emergentes tópicos e desafios e preocupações sociais, promovendo mudanças e abertura a novas vias de transição para o futuro. Este papel pró-ativo de planeamento, defendido aqui, contrasta com a sua posição conservadora tradicional em Portugal (e em outros Estados-Membros da UE), de olhar para trás e passivamente acomodando, senão desacelerando, a mudança e a reforma social e física de nossas cidades e metrópoles . O planeamento pode, e deve, constituir um dispositivo transformador nas nossas cidades na Europa e em outros lugares, particularmente nos tempos atuais e com uma visão a longo prazo. De fato, as mudanças atuais parecem muito mais profundas nos tecidos urbanos existentes experimentando recomposições profundas de funções e atividades, do que em termos físicos, em termos estritos, onde os investimentos passados em infra-estruturas e no ambiente construído pareciam ter excedido a procura real e gerado um excedente da reserva de construção que, alguns anos depois, ainda permanece parcialmente vazia ou subutilizada. O programa de Planeamento Espacial para Mudança (SPLACH) baseia-se em algumas das principais áreas de conhecimento dos centros de pesquisa CITTA, DINÂMIA'CET-IUL e GOVCOPP. Foram identificadas duas a três principais áreas de conhecimento para cada centro: cidades pós-carbono, políticas transformadoras, ordenamen...
Informação do Projeto
2017-01-01
2021-02-28
Parceiros do Projeto
MEMO - Evolution of the Lisbon metropolitan area metabolism. Lessons towards a Sustainable Urban Future.
Investigadora Responsável
Os objetivos do projeto são desenvolver uma análise comparativa do comportamento metabólico da Área Metropolitana de Lisboa em diferentes períodos históricos (desde o período pré-industrial até o presente) e, portanto, avaliar o comportamento da forma urbana (genericamente) ao sistema metabólico em uso no próprio período histórico em análise. Além disso, pretende-se identificar elementos de forma urbana em momentos históricos particulares que foram determinantes para transformar fluxos de material e água na cidade. A estrutura urbana da cidade será avaliada com base em metodologias fornecidas por (i) pesquisa de Contabilidade de Fluxo de Material Urbano, ii) contabilidade de fluxo de substância e (iii) avaliação da evolução morfológica da forma urbana. Essa avaliação da evolução do metabolismo urbano visa avaliar motivadores e respostas bem-sucedidas para transformar o metabolismo atual promovendo um ambiente urbano mais sustentável.
Informação do Projeto
2013-05-02
2015-07-31
Parceiros do Projeto