| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Globalização, Arte e Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Teorias da Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Organizações, Profissões e Criatividade | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Globalização, Arte e Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Organizações, Profissões e Criatividade | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Teorias da Cultura | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Organizações, Profissões e Criatividade | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Apresentações Profissionais | -- | Não |
| 2022/2023 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Não |
| 2022/2023 | 1º | Sociologia da Cultura | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Apresentações Profissionais | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Comunicação e Cultura ]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (2)
Em curso (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Paula Alexandra de Melo de Guedes Cruz Vinhas | Maria Vitória e Politeama: Estudos de caso comparativos do Teatro Musical em Lisboa | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Luísa Ferreira Braga Especial | Os curadores em exposição. Um grupo profissional heterogéneo no mundo da arte contemporânea | Português | Iscte | 2010 | 2012 |
Dissertações de Mestrado (31)
Em curso (16)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Catarina Bastos Tiago | Fragmentos Involuntários do Mundo: Para uma defesa da preservação de filmes domésticos na Cinemateca Portuguesa | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Carolina Amaral Leonardo Matos Alexandre | Vamos ouvir os públicos? O Teatro São Luiz e a Democracia Cultural | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Líria da Cruz Machado | Samba em Lisboa: uma etnografia sobre identidade, migração e decolonialidade. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria Dulce Rodrigues Marques | Informar e Promover o acesso ao Turismo e Cultura - Caso de Estudo do Município de Porto de Mós | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Mailine Manuela Soares | Casa da Cultura da Guiné-Bissau em Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Laura Brígida Correia | Redes de colaboração e ecologias criativas em teatros portugueses: estudo comparativo entre Variedades & Capitólio e S. Luiz | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Inês Filipa Carvalho Pereira | Acessibilidade cultural no Município de Mafra: implementação de um Plano Municipal de Acessibilidade para a Cultura | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Un Kei Ho | Analisando a globalização do k-pop através do modelo dos cinco scapes de Appadurai. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Marisa Alexandra Botelho Pereira | Festival de Teatro Infantojuvenil: Crianças e jovens como protagonistas da criação artística. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gonçalo Amadeu Paiva | Artistas vivos e unidos: O percurso dos Artistas Unidos e os desafios do envelhecimento organizacional no teatro independente | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gonçalo Filipe Teixeira de Miranda | A música angolana nos movimentos e processos de libertação (1961-2002). | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Tiago Alexandre Pereira da Silva | A acessibilidade e inclusão no cinema nacional: O caso de estudo do festival Ampla-Mostra de cinema inclusiva | Em curso | Iscte | 2025 | |
| John Jesus Romão | As fronteiras entre territórios artísticos, entre artistas e as suas especializações, e entre comunidades de públicos continuam a definir o panorama cultural atual ou podemos falar de um novo paradigma identitário nas práticas artísticas contemporâneas? No plano teórico, a exploração dessa questão de investigação permite uma reflexão aprofundada sobre a evolução dos campos artísticos contemporâneos, destacando as mudanças nas conceções tradicionais de fronteiras e identidades na arte. A investigação sobre se as fronteiras ainda atuam como limites rígidos ou se um novo paradigma identitário está a emergir nas práticas artísticas contemporâneas oferece ferramentas cruciais para a compreensão das dinâmicas culturais e artísticas atuais num mundo globalizado onde, frente aos desafios geopolíticos atuais, com crises bélicas e migratórias, é revigorado o significado das fronteiras. No plano empírico, abordar essa questão permite analisar como artistas, instituições culturais e o público est | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Maria Carolina da Anunciação Álvares Serrão | Acesso à profissão de artista e o reconhecimento como intérprete | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Inês Teixeira Félix | Descentralização Teatral em Portugal | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Daniela Palma da Costa Rodrigues | Formação, profissão e reconstrução: O impacto das estruturas institucionais na sustentabilidade da carreira dos/as bailarinos/as de Dança Clássica | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (15)
Projetos Finais de Mestrado (3)
Em curso (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| João Figueira | Da chave na mão à estreia do espetáculo | Inglês | Em curso | 2022 |
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Matilde Sampaio e Castro Tudela | Micro Clima: Projeto Cultural para crianças no Plano Nacional das Artes (2023-25) | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Matilde Venâncio dos Anjos | GERAÇÃO AMÍLCAR:A CRIAÇÃO E PRODUÇÃO TEATRAL NA ?PARALELO 20? | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
English