Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Globalização, Arte e Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2025/2026 Teorias da Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2025/2026 Organizações, Profissões e Criatividade Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2024/2025 Globalização, Arte e Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2024/2025 Organizações, Profissões e Criatividade Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2023/2024 Teorias da Cultura Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Não
2023/2024 Organizações, Profissões e Criatividade Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Sim
2022/2023 Apresentações Profissionais -- Não
2022/2023 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Não
2022/2023 Sociologia da Cultura Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2021/2022 Apresentações Profissionais -- Não
2021/2022 Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação -- Não
Orientações
Teses de Doutoramento (2)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Paula Alexandra de Melo de Guedes Cruz Vinhas Maria Vitória e Politeama: Estudos de caso comparativos do Teatro Musical em Lisboa Português Em curso Iscte --
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Ana Luísa Ferreira Braga Especial Os curadores em exposição. Um grupo profissional heterogéneo no mundo da arte contemporânea Português Iscte 2010 2012
Dissertações de Mestrado (31)
Em curso (16)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Ana Catarina Bastos Tiago Fragmentos Involuntários do Mundo: Para uma defesa da preservação de filmes domésticos na Cinemateca Portuguesa Português Entregue Iscte 2024
Carolina Amaral Leonardo Matos Alexandre Vamos ouvir os públicos? O Teatro São Luiz e a Democracia Cultural Português Entregue Iscte 2024
Líria da Cruz Machado Samba em Lisboa: uma etnografia sobre identidade, migração e decolonialidade. Em curso Iscte 2025
Maria Dulce Rodrigues Marques Informar e Promover o acesso ao Turismo e Cultura - Caso de Estudo do Município de Porto de Mós Em curso Iscte 2025
Mailine Manuela Soares Casa da Cultura da Guiné-Bissau em Portugal Em curso Iscte 2025
Laura Brígida Correia Redes de colaboração e ecologias criativas em teatros portugueses: estudo comparativo entre Variedades & Capitólio e S. Luiz Em curso Iscte 2025
Inês Filipa Carvalho Pereira Acessibilidade cultural no Município de Mafra: implementação de um Plano Municipal de Acessibilidade para a Cultura Em curso Iscte 2025
Un Kei Ho Analisando a globalização do k-pop através do modelo dos cinco scapes de Appadurai. Em curso Iscte 2025
Marisa Alexandra Botelho Pereira Festival de Teatro Infantojuvenil: Crianças e jovens como protagonistas da criação artística. Em curso Iscte 2025
Gonçalo Amadeu Paiva Artistas vivos e unidos: O percurso dos Artistas Unidos e os desafios do envelhecimento organizacional no teatro independente Em curso Iscte 2025
Gonçalo Filipe Teixeira de Miranda A música angolana nos movimentos e processos de libertação (1961-2002). Em curso Iscte 2025
Tiago Alexandre Pereira da Silva A acessibilidade e inclusão no cinema nacional: O caso de estudo do festival Ampla-Mostra de cinema inclusiva Em curso Iscte 2025
John Jesus Romão As fronteiras entre territórios artísticos, entre artistas e as suas especializações, e entre comunidades de públicos continuam a definir o panorama cultural atual ou podemos falar de um novo paradigma identitário nas práticas artísticas contemporâneas? No plano teórico, a exploração dessa questão de investigação permite uma reflexão aprofundada sobre a evolução dos campos artísticos contemporâneos, destacando as mudanças nas conceções tradicionais de fronteiras e identidades na arte. A investigação sobre se as fronteiras ainda atuam como limites rígidos ou se um novo paradigma identitário está a emergir nas práticas artísticas contemporâneas oferece ferramentas cruciais para a compreensão das dinâmicas culturais e artísticas atuais num mundo globalizado onde, frente aos desafios geopolíticos atuais, com crises bélicas e migratórias, é revigorado o significado das fronteiras. No plano empírico, abordar essa questão permite analisar como artistas, instituições culturais e o público est Em curso Iscte 2024
Maria Carolina da Anunciação Álvares Serrão Acesso à profissão de artista e o reconhecimento como intérprete Em curso Iscte 2024
Inês Teixeira Félix Descentralização Teatral em Portugal Em curso Iscte 2024
Daniela Palma da Costa Rodrigues Formação, profissão e reconstrução: O impacto das estruturas institucionais na sustentabilidade da carreira dos/as bailarinos/as de Dança Clássica Em curso Iscte --
Terminadas (15)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
José Carlos Bilro Pinto Associativismo e democratização da cultura: A Associação Social Unidos, da aldeia de Santana do Campo, Arraiolos (Évora) Português Iscte 2024 2025
Melissa Cristina de Oliveira Alves Teatro de Revista Amador e Democracia Cultural: O caso da associação cultural "Os Combatentes", em Lisboa Português Iscte 2025 2025
Maria Leonor Pinto de Oliveira Cardoso Pereira Em cena pela transformação! O caso do Projeto PANOS, do Teatro Nacional D. Maria II Português Iscte 2024 2025
Ekaterina Lukianova Vencedores do Festival de Cinema de Cannes como um Reflexo das Ideias e Pensamentos do Mundo em um Momento no Tempo Inglês Iscte 2024 2024
Radu Florin-Pop Identidade artística e sociedade: Explorando a perceção que o artista tem de si próprio e do seu objetivo Inglês Iscte 2024 2024
Beatriz Sá Oliveira Marques da Costa A Dança como Ferramenta Sócio-Política: Os Desenvolvimentos Históricos da Diplomacia da Dança Contemporânea e o Testemunho Português Inglês Iscte 2024 2024
Hermínia de Jesus Ramos POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS: VISÕES DA CULTURA NAS DIFERENTES IDEOLOGIAS POLÍTICAS Português Iscte 2024 2024
Ana Rita Mata de Barros O ator Bruno Bravo e os Primeiros Sintomas: Estudo de dois trajetos profissionais que se intercetam no teatro Português Iscte 2023 2024
Ana Rita Candeias Carpinteiro Vida e Obra de Vasco Wellenkamp: um olhar de dentro Português Iscte 2021 2022
Mariana Filipa Pinto Oliveira O Teatro, uma arte de causas ? o caso ?Monólogos da Vagina? Português Iscte 2021 2022
Cláudia da Cunha Lomba ?Vozes coletivas? das artes e da cultura: Retratos de 10 organizações de trabalhadores dos setores cultural e artístico Português Iscte 2020 2021
Bruno Alexandre Martins dos Reis A missão dos equipamentos culturais. O caso do LU.CA - Teatro Luís de Camões Português Iscte 2020 2021
Ana Salomé Rodrigues da Costa O Papel do Conservatório de Música e Artes do Dão na formação profissional dos alunos através do ensino articulado de música: Retratos sociológicos de dez antigos alunos Português Iscte 2019 2020
Henrique Sousa Martins da Costa Santos Organizações culturais híbridas: Uma alternativa para a independência da cultura? Português Iscte 2019 2020
Ana Jacqueline A integração dos refugiados em Portugal através da arte Português Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 2020
Projetos Finais de Mestrado (3)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
João Figueira Da chave na mão à estreia do espetáculo Inglês Em curso 2022
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Matilde Sampaio e Castro Tudela Micro Clima: Projeto Cultural para crianças no Plano Nacional das Artes (2023-25) Português Iscte 2024 2024
Maria Matilde Venâncio dos Anjos GERAÇÃO AMÍLCAR:A CRIAÇÃO E PRODUÇÃO TEATRAL NA ?PARALELO 20? Português Iscte 2021 2021