EduCig
Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design
Descrição

Na UE, a maioria dos Ciganos/Roma continua a deter uma baixa escolaridade, altos índices de insucesso e de abandono escolar. O Estudo Nacional sobre as Comunidades Ciganas (2014) abrangeu todos os municípios do território continental, tendo-se inquirido 1.599 pessoas, verificando-se que apenas 6% possuíam o 3º ciclo (9 anos) e 2,5% detinham o ensino secundário ou superior. Existe um certo paralelismo entre a situação atual dos Ciganos portugueses e os experienciados por outros ciganos na EU. Esta situação deriva mais de desigualdades estruturais do que da falta de competências ou da existência de um "desfasamento unilateral". Um estudo qualitativo recente elaborado por membros desta equipa (2013-2015) revelou que em alguns bairros das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto existem poucos casos de Ciganos que completam a escolaridade obrigatória. Entre os adultos não houve casos de continuidade escolar até ao 12º ano através da educação regular. Neste contexto, os principais objetivos da nossa proposta são: 1) identificar e compreender as trajetórias dos alunos Ciganos que estão integrados no ensino secundário nas duas AM?s e suas aspirações de acesso ao ensino superior. Para tal ir-se-á mobilizar um modelo interpretativo interativo, dinâmico e processual, envolvendo seis níveis de cruzamento, para analisar trajetórias de sucesso. Nesta análise pretende-se mobilizar uma metodologia essencialmente qualitativa, utilizando métodos de pesquisa e participativos que permitam aos contextos locais beneficiar de experiências mais amplas, conectando os processos de pesquisa e investigadores, representantes Ciganos e stakeholders. À primeira fase de pesquisa seguir-se-á: 2) co-design de um currículo comum que certificará profissionalmente e com o 12º grau alguns Ciganos que deixaram o sistema escolar. Esta formação basear-se-á nos resultados da investigação, pretendendose implementar procedimentos de investigação-ação participativa na construção de um programa de formação. Esta formação será desenvolvida no âmbito de uma plataforma colaborativa entre instituições, organizações públicas e da sociedade civil, e será principalmente lecionada online, embora com algumas sessões presenciais. Esta ação visa promover e expandir o acesso do Cigano ao ensino secundário e prepará-los para o acesso ao ensino superior e proporcionar oportunidades de emprego. O projeto resulta de parcerias e relações de trabalho de proximidade entre vários centros de pesquisa e pesquisadores com uma sólida experiência na área dos estudos Ciganos, entrecruzando outras temáticas. Alguns estudam os Ciganos portugueses desde os anos 90 (Mendes, Magano), concluíram o seu Doutoramento nesta área (Mendes, Magano), enquanto outros são experts em estudos mais sectoriais sobre políticas sociais, educação, formação profissional (Abrantes, Costa, Samagaio, Caetano), metodologias extensivas (Candeias) e métodos qualitativos (Mendes, Magano, Costa).

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Líder 2018-10-01 2022-08-03
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Maria Manuela Mendes Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora Responsável 2018-10-04 2022-08-03
Olga Magano Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2018-10-04 2022-08-03
Pedro Abrantes Professor Auxiliar Convidado (DS); Investigador Associado (CIES-Iscte); Investigador 2018-10-04 2022-08-03
Sara Pinheiro -- Investigadora 2021-02-01 2022-08-03
Susana Batista -- Investigadora 2019-11-01 2020-07-31
Susana Mourão -- Investigadora 2021-02-01 2022-08-03
Bruno Baptista Bolseiro de Doutoramento (CIES-Iscte); Assistente de Investigação 2019-01-01 --
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/CED-EDG/30175/2017 -- Contrato FCT - ICDT em todos os Domínios Científicos 2017 / Concurso 02/SAICT/2017 - Portugal 214934.82 171 947,86 2018-10-04 2022-08-03
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2024 Artigo em revista científica Caetano, P., Mendes, M. M., Pinheiro, S., Mourão, S., Candeias, P. & Magano, O. (2024). Teachers’ perspectives on determinants of educational (under)achievement of Cigano/Roma students in Portugal. Intercultural Education. 35 (5), 517-538
2023 Artigo em revista científica Mendes, M. M., Magano, O., Mourão, S. & Pinheiro, S. (2023). In-between identities and hope in the future: Experiences and trajectories of Cigano secondary students (SI). Compare: A Journal of Comparative and International Education . 54 (3), 479-498
2023 Artigo em revista científica Mourão, S., Pinheiro, S., Maria M. M., Caetano, P. & Magano, O. (2023). How did the COVID-19 pandemic and digital divide impact Ciganos/Roma school pathways?. Social Sciences. 12 (2)
2022 Artigo em revista científica Mendes, M. M., Magano, O., Pinheiro, Sara & Mourão, S. (2022). Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. 34 (3), 403-426
2022 Capítulo de livro Maria Manuela Mendes & Magano, O. (2022). Roma/Ciganos and the Condition of Internal Strange in Portuguese Society: The Construction of Otherness. In Simmel and Beyond The Contemporary Relevance of Simmel’s Thought. (pp. 55-75). London and NY: Routledge.
2020 Capítulo de livro Magano, O. & Mendes, M. M. (2020). Investigação sobre pessoas ciganas em Portugal: Hiato entre conhecimento e desenho de políticas públicas. In Olga Magano e Maria Manuela Mendes (Ed.), Ciganos em Portugal, Espanha e Brasil: analisando contextos, demandas e processos identitários. (pp. 14-27). Lisboa: Cies-Iscte.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design
2018-10-04
2022-08-03