Artigo em revista científica Q4
A casa dos avós: o papel do contacto com os avós nas percepções idadistas de crianças no ensino básico
Mariana Ribeiro (Ribeiro, M); Teresa Reis (Reis, T); Sibila Marques (Marques, S.); Joana Mendonça (Mendonça, J.); Ricardo Borges Rodrigues (Rodrigues, R. B.); Filomena Gerardo (Gerardo, F.);
Título Revista
Psicologia
Ano
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2021-10-12 06:22)

Ver o registo na Scopus

Títulos Alternativos

(Inglês) Grandfather’s house: the role of contact with grandfathers on ageism perceptions of elementary school children

Abstract/Resumo
Existem evidências de que crianças a partir dos seis anos de idade já partilham a conceção paternalista das pessoas mais velhas como “simpáticas, mas incompetentes”. De forma inovadora, o presente trabalho visa estudar este tema no contexto português procurando explorar o papel da frequência e qualidade do contacto com os avós como uma via para a diminuição destas representações negativas. Para tal, 145 crianças do ensino básico (M = 12.14; SD = 0.81) responderam a um inquérito com o intuito de explorar a relação entre estas variáveis. De acordo com as hipóteses, os resultados revelaram um elevado grau de contacto com os avós e um efeito significativo da frequência e da qualidade do contacto na diminuição do idadismo face às pessoas idosas. Estes resultados são discutidos à luz das suas implicações para a teoria e intervenção neste domínio de relevância crucial no contexto demográfico atual.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Preconceito,idadismo,Crianças,Contacto com os avós
  • Psicologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/03125/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03127/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.