Talk
Aguiar, C. (2023, junho). Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA
Cecília Aguiar (Aguiar, C.);
Event Title
Ciclo de Conferências ISPA
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas. Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças. Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Psychology - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
Grant Agreement No. 2019-1-PT01-KA202-060950 Comissão Europeia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.