Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Educação em tempos de austeridade
Book Title
Práticas Inovadoras em Gestão Universitária: Interfaces entre Brasil e Portugal
Year (definitive publication)
2020
Language
--
Country
--
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
O estudo analisa os efeitos sociais das políticas de austeridade implementadas em Portugal na sequência do pedido de ajuda financeira pelas autoridades nacionais, que implicou um período de governação tutelada pela chamada Troika, fortemente atentatória de direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. O texto dá um especial destaque aos efeitos dessas políticas no setor da educação. Partindo da teoria das “mãos do estado” de Pierre Bourdieu, a pesquisa empírica analisa dados institucionais relativos a dois ciclos governativos, um primeiro entre 2011 e 2015, marcado por um forte retrocesso das políticas redistributivas, um segundo entre 2016 e 2018, marcado por uma nova solução governativa e em contraciclo à forte austeridade imposta anteriormente. A comparação dos dois períodos dá relevo à importância das orientações políticas no incremento ou mitigação das desigualdades sociais. O estudo conclui que é possível a construção de uma “alternativa credível à austeridade”, que concilie crescimento económico sustentável com proteção social e defesa de condições de vida e dignidade das pessoas.
Acknowledgements
--
Keywords
políticas redistributivas,Educação,Alternativas à austeridade
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.