Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar
Journal Title
Tempo Social: Revista de Sociologia da USP
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Abstract
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
Acknowledgements
--
Keywords
Ciganos portugueses,Ensino secundário e médio,Trajetórias escolares de continuidade,Escola pública
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
PTDC/CED-EDG/30175/2017 | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) |
Related Projects
This publication is an output of the following project(s):
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.