Publicação em atas de evento científico
Novo algoritmo para atribuição de potência por circuito em redes ópticas elásticas
Alexandre Cardoso Fontinele (Fontinele, A.); Iallen Gábio de Sousa Santos (Santos, I.); Jurandir Cavalcante Lacerda Júnior (Lacerda, J.); André Castelo Branco Soares (Soares, A.); Adolfo Cartaxo (Cartaxo, A. V. T.); Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (Campelo, D. R.);
Anais do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2020)
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-22 22:04)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta um estudo em redes ópticas elásticas considerando o problema de Power, Routing, Modulation Level and Spectrum Assignment (PRMLSA). O presente estudo se concentra na atribuição de potência por circuito. Nesse contexto, o algoritmo de Power Assignment by Binary Search (PABS), um novo algoritmo que realiza atribuição de potência por circuito de forma adaptativa, é proposto. O algoritmo PABS é comparado com outros algoritmos presentes na literatura em termos de probabilidade de bloqueio de banda. O algoritmo PABS consegue uma redução na probabilidade de bloqueio de banda de pelo menos 39% na topologia NSFNet e 42% na topologia Cost239.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Redes ópticas elásticas,Atribuição de potência,PRMLSA
  • Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/EEA/50008/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.