Projetos de Investigação
Acompanhamento da Implementação, Monitorização e Avaliação da Operação Integrada Local da Freguesia do Milharado
A permanência de bolsas de pobreza na Área Metropolitana de Lisboa, um problema já identificado por João Ferreira de Almeida num artigo de 19931, na altura apesar do crescimento económico vivido em Portugal desde 1986 com a entrada na Comunidade Europeia, mantem-se no ano de 2021. Em todos os concelhos que integram aquela região é possível identificar bairros, mesmo freguesias, em que o contexto social negativo resulta da acumulação de uma série de fatores geradores de pobreza e de exclusão social, como baixa escolaridade, baixas qualificações, desemprego, salários reduzidos, ausência de habitação digna, dificuldades de acesso a serviços de educação, saúde, ação social, etc.O Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa (PMACD-AML) surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência com o objetivo de financiar a construção/aplicação de planos de ação que visem superar as insuficiências daqueles territórios específicos, através da operacionalização RE-C03-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa a concretizar em duas fases. A seleção das intervenções territoriais através da apresentação de “diagnósticos socio-territoriais participados e das consequentes estratégias de intervenção”, em primeiro lugar; e depois a submissão e concretização de Planos de Ação de Operação Integrada Local até ao ano de 2025.   O principal propósito desta proposta passa por prestar serviços especializados de consultoria para o acompanhamento da implementação, monitorização e avaliação da Operação Integrada Local à Freguesia do Milharado (OIL-Milharado) à Câmara Municipal de Mafra, que incidirá principalmente em três domínios de atuação:A. Acompanhar a implementação do Plano de Ação OIL-Milharado para avaliar as atividades realizadas e aferir acerca da eficácia e eficiência do plano;B. Participar na conceção do modelo de governação sustentável do Plano de Ação OIL-Milharado;C. Monitorizar/Aval...
Informação do Projeto
2023-05-16
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Revitalização do Ensino Técnico e Profissional em Angola
Informação do Projeto
2022-12-13
2023-09-30
Parceiros do Projeto
Modelo de Avaliação de Políticas Públicas
- O desenvolvimento do MAPP-CIES seguindo uma perspetiva compreensiva das políticas públicas (desenvolvidas ao longo de quatro fases, a conceção, o planeamento, a concretização e os resultados) assente na Teoria da Mudança e numa abordagem multimétodo que utilize o método de Avaliação de Impacto Contrafactual, ou outros, na avaliação de impactos;- A construção de um Guião de Orientação MAPP-CIES que sirva de orientação para os futuros avaliadores de políticas públicas, financiadas por fundos europeus ou outras, que indique, para cada dimensão de análise: as questões a responder, as estratégias metodológicas e as limitações que podem ser encontradas e como as contornarem. 
Informação do Projeto
2021-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Avaliação Intercalar do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE)
Avaliação do Contributo dos FEEI para os Objetivos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego por Eixo Prioritário (Avaliação Intercalar)
Informação do Projeto
2021-09-17
2022-09-16
Parceiros do Projeto
Avaliação intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal
A vida independente significa "Todas as pessoas com deficiência terem a mesma possibilidade de escolha, controlo e liberdade sobre as suas vidas que qualquer outro cidadão -em casa, no trabalho, e como membros da comunidade” (Barnes e Mercer, 2006:33). O projeto tem como objetivo:1- Criar condições junto de pessoas e famílias para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência. 1.Capacitar pessoas e famílias para autonomia;1.2 Organizar, disponibilizar e tornar acessível a informação relevante para a autonomia e vida independente. 2-Capacitar instituições e comunidades para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.2.1 Capacitar instituições do setor social para a promoção da autonomização e vida independente;2.2 Criar soluções ao nível municipal para a consolidação de uma política de não institucionalização e de promoção da autonomia.3-Consolidar o Modelo de Apoio à Vida Independente para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade e a política de não institucionalização em Portugal 3.1 Avaliar e consolidar o Modelo de Apoio à vida Independente - Assistência Pessoal;3.2 Desenvolver linhas orientadoras e metodologias de apoio à consolidação de uma política de não institucionalização de pessoas com deficiência. 
Informação do Projeto
2021-06-08
2021-10-10
Parceiros do Projeto
Estudo de requalificação e identificação de oportunidade de emprego dos trabalhadores afetados pelo fim da produção de eletricidade a partir de carvão nas centrais do Pego e de Sines
Diagnóstico  e  caracterização  dos  trabalhadores,  empresas  e  sectores  de  atividade  afetados direta e indiretamente pelo encerramento das centrais do Pego e de Sines, com vista a avaliar os impactos no  emprego,  desemprego  e  na  oferta  de  emprego para  os  trabalhadores  e  na atividade  económica  nas  regiões  afetadas,  bem  como  as  necessidades para  a capacitação  dos trabalhadores e das empresas.
Informação do Projeto
2021-01-01
2021-08-26
Parceiros do Projeto
Caraterização do Movimento Mutualista Em Portugal
Caracterização do Movimento Mutualista em Portugal; Análise   comparativa  do   Movimento   Mutualista   Português   com   o   Movimento   Mutualista Internacional, com identificação de boas práticas; Contribuição para o desenvolvimento do processo de capacitação das associações mutualistas em Portugal, seus dirigentes, profissionais e colaboradores; Desenvolver uma agenda de pesquisas com vista ao aprofundamento do conhecimento sobre o Movimento Mutualista, nas suas diversas abordagens e valências. O  primeiro objetivo visa dar a conhecer a importância das entidades mutualistas ao longo dos tempos, bem como contribuir para o aprofundamento do conceito e da prática do mutualismo em Portugal, nas suas  distintas  abordagens  e  valências. O  segundo  objetivo visa  enquadrar  o  Movimento  Mutualista Português  no  contexto  internacional,  bem  como  identificar  boas  práticas  ao  nível  dos  projetos,  das estratégias  e  das  respostas existentes  em associações  mutualistas  pelo  Mundo. O  terceiro  objetivo responde à necessidade de atualização de conhecimentos e competências nas associações mutualistas, nomeadamente entre dirigentes  e  técnicos, privilegiando  as  áreas  da  inovação,  da  comunicação  e  da formação. O  quarto  objetivo  visa preparar  o Movimento  Mutualista  para o  futuro,  com  vista  ao desenvolvimento  de  estratégias  e  respostas adequadas  aos  desafios  contemporâneos,  sejam  estes decorrentes de transformações societais no plano estrutural, ou da atual conjuntura económica e social, que coloca problemas específicos que necessitam de respostas urgentes.
Informação do Projeto
2020-12-03
2021-02-15
Parceiros do Projeto
Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
Informação do Projeto
2019-11-01
2021-06-30
Parceiros do Projeto
Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens para o Programa Operacional Capital Humano
Informação do Projeto
2019-05-13
2020-12-31
Parceiros do Projeto
Patterns of resilience during socioeconomic crises among households in Europe
Since 2008, Europe has been shaken by an ongoing crisis. But, in analogy with medical and psychological findings, some parts of the vulnerable population, although experiencing the same living conditions as others, are developing resilience, which in our context means that they perform social, economic and cultural practices and habits which protect them from suffer and harm and support sustainable patterns of coping and adaption. This resilience to socioeconomic crises at household levels is the focus of the proposed project. It can consist of identity patterns, knowledge, family or community relations, cultural and social as well as economic practices, be they formal or informal. Welfare states, labour markets and economic policies at both macro or meso level form the context or ‘environment’ of those resilience patterns. For reasons of coping with the crisis without leaving the common ground of the implicit European social model under extremely bad monetary conditions in many countries, and for reasons of maintaining quality of life and improving social policy, it is a highly interesting perspective to learn from emergent processes of resilience development and their preconditions. Thus, the main questions are directed at understanding patterns and dimensions of resilience at micro-/household level in different types of European member and neighbour states accounting for regional varieties, relevant internal and external conditions and resources as well as influences on these patterns by social, economic or labour market policy as well as legal regulations.
Informação do Projeto
2014-03-01
2017-02-28
Parceiros do Projeto
Desafios Educativos na Europa do Sul. Equidade e Eficiência em tempos de crise
O projeto CESE incide em cinco áreas institucionais de impacte da crise: a educação e formação inicial; os mecanismos de apoio à transição da escola e da formação para o trabalho; a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida; a transparência das qualificações e a articulação entre os sistemas de educação e de formação; a estrutura de serviços e benefícios destinados a garantir o acesso universal à educação e à formação.Em cada uma das cinco áreas serão trabalhadas as seguintes dimensões de análise: (a) diversidade e importância relativa das vias disponíveis no sistema; (b) curriculos; (c) recursos humanos (d) orçamento e circuitos de financiamento; (5) quantidade e qualidade dos espaços físicos.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Consumos terapêuticos de performance na população jovem: trajectórias e redes de informação
 Os consumos terapêuticos da população jovem constituem presentemente um tópico de particular atenção, em diversas áreas científicas, designadamente médica, social e política. O foco de tal atenção prende-se com os consumos orientados para a performance cognitiva e para a performance corporal, aos quais este grupo geracional está culturalmente mais exposto. É neste domínio que o presente projecto se situa, tendo como objecto de análise as trajectórias de consumos terapêuticos de performance na população jovem em Portugal. Centra-se, especificamente, no consumo das designadas “smart drugs” e das “lifestyle drugs” - as primeiras associadas aos investimentos de performance cognitiva (melhoria do desempenho intelectual ou de superação dos limites naturais e neurofisiológicos); as segundas associadas à performance corporal (investimento no crescimento, na massa muscular, entre outras). Englobam-se neste espectro de consumos de performance, tanto o uso dos fármacos como dos produtos naturais. A problemática central deste projecto consiste em aferir a especificidade das culturas terapêuticas juvenis emergentes, designadamente em termos de investimentos performativos, farmacológicos e naturais, e de como estes revelam o esbater das tradicionais fronteiras entre a saúde e a doença, entre o normal e o patológico. A identificação das disposições culturais da população jovem relativamente a estes consumos, bem como o lugar das redes de informação na produção de tais disposições - em particular as redes informacionais da internet, a par das redes de sociabilidade quotidiana e em co-presença - constituem os enfoques analíticos centrais. Mais informação - Relatório Final disponível aqui.        
Informação do Projeto
2012-03-01
2014-02-28
Parceiros do Projeto
O Combate ao Abandono Escolar Precoce em Portugal: Políticas e Práticas
Informação do Projeto
2011-09-01
2014-09-30
Parceiros do Projeto