Projetos de Investigação
Xpanding Innovative Alliance
Investigadora
O projeto Xpanding Innovative Alliance (XiA) dedica-se ao avanço da interoperabilidade no setor da saúde, com especial foco na antecipação da regulação do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EHDS). Através de uma iniciativa educativa abrangente, o XiA visa colmatar as lacunas de competências em normas avançadas de interoperabilidade digital em saúde entre prestadores de cuidados de saúde, fornecedores de soluções digitais de saúde e indivíduos. Através do desenvolvimento de materiais educativos e cursos de alta qualidade, o XiA procura dotar as partes interessadas das competências necessárias para adotar os padrões associados ao EHDS e fomentar uma cultura de interoperabilidade. O projeto adota uma abordagem multidisciplinar, oferecendo conteúdos educativos online e experiências de aprendizagem imersivas, adaptados às necessidades de profissionais e organizações de saúde. Esta iniciativa não apenas visa educar uma ampla força de trabalho nas normas avançadas de interoperabilidade, mas também estabelecer parcerias com outras instituições para amplificar o seu impacto. Os objetivos principais do XiA incluem a criação de percursos de aprendizagem personalizados, a acreditação das iniciativas educativas e a promoção da integração de competências relacionadas com a transformação digital, interoperabilidade e cibersegurança. Através de mecanismos de micro-certificação e parcerias com redes académicas, o XiA pretende garantir a sustentabilidade e escalabilidade dos seus programas educativos. Fomentando a colaboração transfronteiriça e envolvendo entidades externas, o projeto procura capacitar os prestadores de cuidados de saúde, aumentar a competitividade das empresas de saúde digital e fortalecer as competências dos profissionais de saúde da União Europeia. Adotando uma abordagem aberta às normas de interoperabilidade e à educação, o XiA ambiciona sustentar os seus esforços e gerar um impacto duradouro no campo da saúde digital.
Informação do Projeto
2025-01-01
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado Erasmus Mundus em Resposta Humanitária, Saúde e Deslocamentos
Coordenadora de Work Package
The Coordinated Humanitarian Response, Health and Displacement action-research project aims to implement an international master's degree, including European and African universities - HumanResponse Erasmus Mundus Joint Master Degree. The programme aims to provide a unique multidisciplinary programme in teaching and research about life-saving assistance and displacement in volatile contexts. The Erasmus Mundus project provides 60 scholarships for students, teacher mobility and lectures by Visiting Scholars from various countries.  In addition, it contributes to research with articles on innovative topics. The programme is jointly developed by Iscte-University Institute of Lisbon, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Makerere University (MU), University of Cape Verde (UniCV), University of Santiago (US), University of Athens (UAthens) and University of Rovuma (URovuma). The first semester is spent in Lisbon, Portugal, the second semester in Trondheim, Norway, and the third semester in Kampala, Uganda, before the students move to one of the seven partner institutions to work on their master’s thesis. In the fourth-semester students may collect dissertation data in humanitarian contexts with 23 institutions (associated partners) in Europe, Africa, the Middle East, South America or Asia. The curriculum is taught by both academics and practitioners, emphasizing problem-based learning and knowledge application opportunities in summer schools and internships.   HumanResponse tackles both research and teaching to address the pressing need for professionalisation of humanitarian workers through: fostering South-North collaboration and multi-stakeholder cooperation, strengthening localized leadership, and articulating theory and practice to navigate organizational complexity in humanitarian action.
Informação do Projeto
2024-11-01
2030-10-31
Parceiros do Projeto
EduCation on Antimicrobial REsistance for the health workforce
Investigadora
AMR-EDUCare, EduCation on Antimicrobial REsistance for the health workforce, targets the prevention and reduction of antimicrobial resistance (AMR)’s health burden by filling educational gaps on AMR for both clinical and non-clinical health workforce. Southern and Eastern European countries, where the incidence of AMR is highest, are also those where there is a particular deficit in training on AMR prevention. For this reason, the project will target countries in these geographical areas. Through a nimble and relevant educational programme targeting four audiences - doctors, nurses, community pharmacists and health management professionals - the project will equip the health workforce with the necessary knowledge and skills to address AMR in the areas of prescription, waste management and patient empowerment. The training modules developed and delivered will adopt a strong focus on behavioural change and digital health skills for a more resilient and sustainable healthcare sector that improves the patient experience and delivers better health outcomes.
Nepalese Education in E-health - Master
Investigadora
Nepalese Education in E-health - Master (NEEM) targets the shortage of specialists in health information systems in Nepal through establishing two master programmes at Kathmandu University and Pokhara University. Each programme will admit 10 students the first year and expand to 20 over a two years period. The programmes will include a lab where research students will collaborate with the Ministry of Health and other Nepalese organisations on health information systems in Nepal and which be developed into a model for the Provincial Health Information Hubs envisaged by the MoH. The labs will also be used for in-service training of health personnel. The European partners University of Oslo (UiO) and The University Institute of Lisbon have long experience in working with partners in LMICs and Europe on eHealth. The University of Oslo is also involved in projects for course development with partners in India and Africa, and course material developed in these projects will be used as a basis and adapted for Kathmandu and Pokhara universities. Eight lecturers from the Nepalese partners will be funded by the project for PhD education; one at UiO and seven at Indian universities which UiO collaborates with in academic projects in the health information systems area. Eight master students will do exchange visits between Nepal and Europe, and scholarships will be awarded to four female master students in Nepal. Expected impacts are that the master programmes will continue running after project funding ceases, that Kathmandu and Pokhara universities attract collaborative projects in Nepal and internationally, and that master programme graduates gain skills which are useful in their work.
Informação do Projeto
2023-02-01
2026-02-01
Parceiros do Projeto
AGENDA “DESCENTRALIZAR PORTUGAL COM BLOCKCHAIN”
Investigadora
A Blockchain é uma tecnologia fundamental para a transição digital da economia e da sociedade. De acordo com o Fórum Económico Mundial, 10% do PIB global será armazenado em blockchain até 2027 e a Organização Mundial do Comércio, citando um estudo da Gartner, estima que, até 2030, a utilização da tecnologia de blockchain poderá acrescentar 3 biliões de dólares ao comércio internacional. De acordo com a PwC, "as tecnologias de blockchain podem impulsionar a economia global em 1,76 biliões de dólares até 2030", sendo os sectores que mais beneficiarão a administração pública, a educação e a saúde. Apesar desta enorme oportunidade, Portugal ainda não a aproveitou: de acordo com o relatório EU Blockchain Ecosystem Development, em 2020 Portugal detém uma maturidade média a nível europeu.  Esta Agenda juntou várias organizações de blockchain, criando um cluster de 24 empresas portuguesas de blockchain, 15 Organizações de Investigação e Tecnologia (RTO), 5 Entidades Públicas, 2 Associações e 10 outros Parceiros Associados, ligados por negócios e tecnologia, com o objetivo de se tornarem reconhecidos internacionalmente e, assim, contribuírem para uma mudança significativa no perfil de especialização da economia portuguesa, através do investimento em tecnologia de ponta e da contratação de pessoal altamente qualificado.   
Informação do Projeto
2023-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde
Investigadora
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) é uma iniciativa inovadora no panorama educacional europeu, fruto de um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra), em colaboração com outras duas universidades: a Universidade de Ciências Aplicadas (Laurea), da Finlândia, e a Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH), da Grécia. Este Mestrado tem como objetivo a capacitação de futuros profissionais, tanto nas áreas tecnológicas como na área da saúde, com competências essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor da saúde. Dada a rápida aceleração do desenvolvimento tecnológico, urge equipar os profissionais com as ferramentas necessárias para navegar neste cenário em constante evolução. Com um currículo multidisciplinar e inovador, o mestrado ManagiDiTH integra três componentes fundamentais: societais, digitais e de saúde. Além disso, os/as estudantes podem escolher entre dois ramos de especialização: Ciência de Dados ou Interoperabilidade. Essa flexibilidade permite que cada aluno/a personalize sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Assim, os/as alunos/as têm a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em áreas como inteligência artificial, realidade virtual, automação, cibersegurança e outras tecnologias emergentes que estão a redefinir a forma como os serviços de saúde são prestados e geridos. O programa de estudos, composto por três semestres e totalizando 90 ECTS, proporciona uma sólida base teórica aliada a experiências práticas e projetos reais do setor. O ensino é ministrado em inglês, seguindo as mais recentes orientações pedagógicas relacionadas com o Ensino à Distância, o que permite a participação de estudantes de diferentes origens e nacionalidades. O corpo docente altamente especializado, proveniente de diversas origens académicas e profissionais, constitui uma mais-valia des...
Informação do Projeto
2023-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Acção Humanitária: Mudanças Climáticas e Deslocamentos
Investigadora
HumAct é um projeto de 3 anos financiado pelo Programa Erasmus+ Capacity Building para o Ensino Superior e é coordenado pelo ISCTE –Instituto Universitário de Lisboa., tendo como parceiros: a Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas, Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago, de Cabo Verde e a Universidade Pedagógica, Universidade de Pungué e Universidade de Rovuma, de Moçambique. O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade das instituições de ensino superior na área da Ação Humanitária (AH) em relação a mudanças climáticas e deslocamentos nos países parceiros, especificamente em Cabo Verde e Moçambique, em colaboração com instituições dos países do programa, como Grécia e Portugal.  Os objetivos específicos são:   • Aumentar a resposta do ensino superior no que diz respeito a conteúdos relevantes pra a AH  • Promover a investigação de docentes e alunos relativamente a AH  • Desenvolver as estratégias pedagógicas dos docentes • Fortalecer o envolvimento das comunidades   
Informação do Projeto
2021-01-15
2024-06-14
Parceiros do Projeto