Projetos de Investigação
Communities for Local Green Deals
A solução inovadora que o COM4LGD propõe como caminho para um futuro mais sustentável, justo, democrático e inclusivo para a UE e que aborda as duas prioridades é a concentração na cooperação e na comunidade, ou seja, nos cidadãos que se organizam, actuam - e vivem - em conjunto. A comunidade é entendida de três formas: um grupo social cujos membros partilham um contexto material de vida específico; no sentido político de um grupo que partilha o mesmo órgão de governo; e como um grupo intencionalmente unido por um compromisso coletivo com determinados valores fundamentais (em particular, a justiça socioambiental). A construção de comunidades, juntamente com o processo dinâmico de comunhão e de gestão dos recursos comuns (terra, água, conhecimentos, práticas de auto-organização, etc.), encerra um potencial emancipatório de reformulação do sistema de valores e de relações sociais, ao mesmo tempo que visa corrigir as actuais tendências de exploração. Devido à diversidade de formas organizacionais estabelecidas para a sua governação justa, inclusiva e participativa - incorporada na prática quotidiana de fazer as coisas em comum, têm um potencial de transformação radical enraizado no cuidado das comunidades, da vida, do trabalho e da sociedade como um todo (Angelis, 2017).
Informação do Projeto
2024-06-01
2026-05-31
Parceiros do Projeto
Future-oriented social entrepreneurship through Ecovillage Design
Current challenges at international level, such as climate change, environmental degradation, rising unemployment rates, have shown the urgent need to adopt more sustainable approaches in our lifestyles and productive systems. Yet, a real transition to a culture of sustainability can only take place if people are equipped with proper skills and encouraged to come up with innovative entrepreneurial initiatives. Within this context, Ecoprise intends to promote a new entrepreneurial model and skillset for a new professional figure, the Ecoprise Designer, able to contribute to local regenerative development, promoting a harmonious coexistence between human life and nature within enterprises. To this aim, the project will create a multi-sectoral alliance bringing together Higher Education Institutions, VET providers, enterprises and non-profit associations to develop a multi-disciplinary course on Ecopreneurship, i.e. future-oriented social entrepreneurship through ecovillage design, inspired by the 4 dimensions of sustainability, and recognised through micro-credentials and through a European certification. The international pilot-testing of the newly-created course and its impact analysis will ensure its efficacy and transferability, while fostering new professional interactions. Additional opportunities for peer-learning and exchange of knowledge will be offered throughout the project, in order to stimulate people’s willingnessto take action for a real change in lifestyles and production systems. The participatory and collaborative approach at the basis of the project will contribute to its long-term sustainability, supported by the use of different communication channels, reaching out to a multi-sectoral community at local and international level. Tailored actions are envisaged forstakeholders’ engagement and exploitation of results, including the creation of local incubators, formed by learners completing Ecoprise course, acting as project ambassadors.
Informação do Projeto
2024-02-01
2027-01-31
Parceiros do Projeto
Comunidades regenerativas 4All
O projeto procura ligar o mundo académico (conhecimento, investigação e educação) a profissionais/educadores em iniciativas lideradas pela comunidade, na medida em que a educação de adultos pode beneficiar muito do conhecimento recolhido e divulgado no meio académico - e vice-versa. Trata-se de um exemplo de um projeto intersectorial que explora as potencialidades da colaboração, reforçando ambos os sectores.  As prioridades selecionadas são “melhorar a disponibilidade de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos”, na medida em que uma ligação mais forte ao sector da investigação qualificaria o sector da educação de adultos - se a colaboração fosse mais bem organizada. Com demasiada frequência, a investigação sobre as eco-aldeias e as iniciativas de iniciativa comunitária não chega às pessoas e aos projectos/ecovilas estudados, nem às pessoas que desejam realizar tais projectos, através da educação. Cria-se assim uma lacuna de informação crucial. Ao colmatar esta lacuna, a educação de adultos tornar-se-á potencialmente baseada/orientada para a investigação, o que poderia acrescentar positivamente à qualidade e ao âmbito do sector da educação de adultos, numa mistura de experiência vivida, investigação e educação. Este é o objetivo final do projeto e neste projeto exploramos diferentes caminhos para lá chegar. 
Informação do Projeto
2023-01-01
2024-03-31
Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa: Uma perspetiva comparada sobre mobilização de base e influência em processos políticos
O projeto EuroREGEN analisa como as redes transnacionais que promovem a transição regenerativa na Europa mobilizam, para além das fronteiras nacionais, Iniciativas de Base Comunitária (CLIs) e estabelecem relações entre estas e as instituições públicas, com o propósito de promover um ambiente institucional adequado para o desenvolvimento regenerativo.  
Informação do Projeto
2021-02-01
2025-01-31
Parceiros do Projeto